#Fast ou #Fake: Tiguan R-Line mais rápido que Golf

E o SUV da Volkswagen não era mais rápido do que qualquer Golf, mas sim do GTI, equipado com o mesmo motor 2.0 TSI!

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. #Fast ou #Fake: Tiguan R-Line mais rápido que Golf
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Volkswagen Tiguan R-Line 350 TSI foi um SUV que deixou de ser comercializado no Brasil em 2021. Por aqui, o modelo só deixou saudades. Não apenas por suas características de utilitários esportivo (espaço, tecnologia e conforto), mas também – e especialmente – pela sua performance (muito) acima da média para veículo do seu porte. Ele era um #Fast, sem sobra de dúvidas!

Tiguan R-Line: zero a 100 km/h em 6,8s

Tiguan R Line 02 Volkswagen
Tiguan R-Line 350 TSI tinha motor 2.0 turbo de 220 cv de potência máxima
Crédito: Volkswagen/Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O Tiguan na sua versão mais nervosa era equipado com motor quatro cilindros 2.0 TSI, com turbo e injeção direta de combustível (sempre gasolina), que entregava 220 cv de potência máxima entre 4.300 e 6.200 rpm e um torque de 35,7 kgfm entre 1.600 e 4.200 giros. A transmissão era automatizada de dupla embreagem DSG de 7 marchas.

Com esse conjunto, e pesando 1.785 kg, o Tiguan R-Line era capaz de chegar aos 223 km/h de velocidade máxima e a aceleração de zero a 100 km/h (pasmem!) acontecia em somente 6,8 segundos.

Tiguan R Line 03 Volkswagen
Tiguan R-Line tinha câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas
Crédito: Volkswagen/Divulgação
toggle button

Só como comparação, o Volkswagen Golf GTI, em sua última geração vendida aqui no Brasil, com o mesmo motor 2.0 TSI de 35,7 kgfm de torque entregues um pouco antes, a partir de 1.500 rotações, mas com a eletrônica retrabalhada para gerar 230 cv, precisava de 7 segundos para chegar aos 100 km/h, mesmo pesando 1.371 kg.

Ou seja: em uma prova de aceleração de zero a 100 km/h, o Tiguan R-Line 350 TSI bateria o cultuado Golf GTI em 0,2 segundo.

VÍDEO

Isso acontecia por uma série de motivos, mas os principais estão na transmissão. O DSG do GTI era de 6 marchas, e não 7 como do Tiguan. Outro ponto que pesa, e muito, a favor do SUV é que o GTI tinha tração dianteira e o R-Line, integral. Ao pisar fundo no acelerador, o grandalhão acabava “cavando nas quatro patas”, enquanto o hatch puxava apenas com as rodas da frente.

Claro que em uma arrancada mais longa, o Golf venceria, já que sua velocidade máxima era de 238 km/h. E mesmo em uma volta no circuito, por conta da sua dinâmica mais refinada e apropriada para ser veloz também em curvas, o GTI levaria a melhor sobre o SUV, um carro naturalmente de reações mais lentas.

Não é mentira, no entanto, que o Tiguan R-Line é mais rápido que o Golf GTI... mesmo que somente no zero a 100 km/h.

 Tiguan R-Line acelerava de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos, ao contrário do Golf GTI
Tiguan R Line 04 Volkswagen
Legenda: Tiguan R-Line acelerava de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos, ao contrário do Golf GTI
Crédito: Volkswagen/Divulgação
toggle button

As melhores ofertas de Tiguan R-Line estão na Webmotors

Se você está em busca de um Tiguan R-Line 350 TSI, a Webmotors tem mais de 750 ofertas somente deste modelo – clique aqui e confira todas elas. Os preços partem de aproximadamente R$ 160 mil e podem passar de 350 mil.

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.