Fiat aposenta Weekend, que se despede após 23 anos

Perua da família Palio sai de linha por não atender alguns requisitos de segurança que se tornaram obrigatórios este ano

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Fiat aposenta Weekend, que se despede após 23 anos
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Fiat anunciou oficialmente nesta segunda-feira (27) a aposentaria da perua Weekend, que por muitos anos foi chamada de Palio Weekend e teve mais de 530 mil unidades vendidas no Brasil. Para seu lugar, a marca promete dois SUVs, que serão revelados ainda este ano.

A última unidade produzida pela marca deixou a linha de montagem em Betim (MG) nesta própria segunda. A marca trata a despedida da station wagon como "missão cumprida".

A despedida acontece porque a partir desta terça (28) todos os carros zero km produzidos no Brasil precisam oferecer obrigatoriamente o Isofix, sistema para fixação de cadeirinhas infantis; cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes e três apoios de cabeça traseiros - e a Weekend não oferecia nenhuma dessas opções.

Cliente quer SUV

A marca italiana também ressaltou que o baixo número de vendas da Weekend nos últimos anos era um reflexo da preferência do cliente pelos utilitários esportivos, os SUVs.

"A Weekend teve papel muito importante e liderou o segmento durante quase toda sua trajetória", afirma Herlander Zola, diretor da Fiat. "Estamos atentos ao que o consumidor procura. Para atender ao desejo do brasileiro, está previsto o início da produção de três novos modelos a partir de 2020. Dois deles vão colocar a nossa marca no segmento de SUVs", antecipou o executivo.

Palio Weekend encerrou a carreira
Fiat Palio Weekend fez sucesso durante muitos anos
Crédito: Divulgação

História da Weekend

A Palio Weekend foi lançada no começo de 1997. Em relação ao Palio, tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira, que tinha braços arrastados (no lugar do eixo de torção) para assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas. Seu entre-eixos também era seis centímetros maior.

Segundo a Fiat, foram várias "inovações" da station ao longo de seus 23 anos de história. Confira uma rápida linha do tempo do modelo:

Em 1999: surgiu a versão Adventure, que recebeu caracterização de design robusta. De acordo com a Fiat, o sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada.

Em 2001: a perua recebia sua primeira reestilização, feita pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro.

Em 2004: segunda alteração visual, também promovida por Giugiaro.

Em 2008: mais um facelift. A partir dessa mudança, a perua recebia a versão Adventure Locker, que estreava um componente inédito no mundo: um veículo de tração dianteira com bloqueio de diferencial. Naquele mesmo ano, a marca ainda apresentou uma Palio Weekend elétrica, desenvolvida em parceria com a hidrelétrica Itaipu Binacional, com motor de 20 cv e 5,1 kgf.m de torque e autonomia de 120 quilômetros.

Em 2012: perua teve sua última modificação mais prounda de estilo.

Em 2015: por fim, a station wagon passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend.

Comentários