Hatch e sedãs compactos têm públicos distintos. Contudo, nesta avaliação conjunta dos dois modelos da Fiat, o hatch Argo confirma sua posição competitiva (segundo em vendas neste segmento, atrás apenas do Polo). Já o sedã Cronos aparece em quarto lugar, com apenas 380 unidades a menos do que o terceiro colocado, o Hyundai HB20S (números do primeiro semestre).
O Argo é oferecido em quatro versões e avaliei a Trekking 1.3 CVT, topo de linha. Suas dimensões estão dentro da média deste segmento: comprimento, 4,03 m; entre-eixos, 2,52 m; largura, 1,75 m; altura, 1,53 m; e porta-malas para 327 litros.

O motor flex de quatro cilindros e 1.3 litro aspirado entrega 107 cv (E)/98 cv (G) de potência; e 13,7 kgf·m (E)/13,2 kgf·m/(G) de torque. A diferença de potência entre etanol e gasolina (mais 9%) demonstra se tratar de um bom motor flex.
O câmbio CVT de sete marchas garante boas acelerações (zero a 100 km/h em 11,3 segundos com etanol) e, apesar do diferencial curto, em autoestradas consegue manter 2.400 rpm a 120 km/h - bem razoável.
Na linha 2026, as principais novidades são faróis principais e de neblina de LED, multimídia com espelhamento sem fio para AndroidAuto e Apple CarPlay e acabamento escurecido no interior.
Muito úteis o sensor de estacionamento traseiro e o assistente de partida em rampa. A posição de dirigir elevada é o padrão da marca italiana e agrada em especial no uso urbano nesta versão Trekking com altura de rodagem um pouco maior. Preço com incentivo governamental: R$ 108.980.
Quanto ao Cronos 1.3 T Precision, que é fabricado na Argentina - onde os sedãs imperam -, chama atenção a nova frente com grade de desenho atraente, novo para-choque, além de faróis de neblina e principais (ambos de LED) modificados e acendimento automático.
O Cronos tem 4,37 m de comprimento, 2,52 m de entre-eixos (igual ao do Argo), 1,72 m de largura e 1,52 m de altura. O porta-malas leva generosos 509 litros, 40 litros a mais que o do Onix sedã, por exemplo. Motor e câmbio são os mesmos do Argo.
O peso em ordem de marcha de 1.190 kg é apenas 29 kg maior que o do Treking. Assim, na prática, o desempenho de ambos praticamente o mesmo.
A central multimídia, como a do hatch, poderia ser maior, mas o pareamento com o celular funcionou de acordo. Também se destaca o conforto de marcha. O comportamento em curvas transmite sensação melhor que a do Argo, cujo centro de gravidade é um pouco mais alto. Preço com incentivo governamental: R$ 119.900.



Email enviado com sucesso!