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Fiat Cronos com câmbio GSR sai de linha no Brasil

Ele era o último modelo do mercado que oferecia sistema de câmbio automatizado, que não fez tanto sucesso por aqui

por André Deliberato

O Fiat Cronos com motor 1.3 e câmbio GSR (automatizado convencional, com sistema de embreagem comandado por um robô que faz a função do pé no pedal) saiu de linha na gama 2021 do sedã. Agora é oficial: nenhum modelo vendido no país vai sair de fábrica com caixa de transmissão automatizada de embreagem simples.
O Fiat Cronos 1.3 GSR, que era vendido por R$ 66.690, era o último modelo com esse equipamento disponível no Brasil, mas ele sumiu esta semana do site oficial da montadora. Esse desaparecimento antecipa as mudanças que o carro deve receber em 2021, quando deve ganhar uma caixa de câmbio do tipo CVT.
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Fiat Cronos GSR: câmbio Magneti Marelli

Esse sistema denominado GSR já era conhecido de outros carros da Fiat, mesmo quando tinha outro nome, já que "nasceu" como Dualogic e equipou modelos como Palio, Idea, Stilo, Mobi, Weekend, Doblò, Linea, Punto, Bravo e até o pequenino 500.
Ele funcionava da seguinte maneira: um sistema robotizado era responsável pelas trocas de marcha e tinha como função controlar a rotação do motor de acordo com o peso do pé do motorista no acelerador. Com o avanço da tecnologia, ele chegou a melhorar, reduzir o número de trancos e fazer trocas mais rápidas, mas o delay nunca deixou de existir.

Seu nome inicial era Dualogic, depois passou a ser Dualogic Plus (quando recebeu a função de acelerar sozinho no Bravo, em 2012) e por fim foi denominado GSR (de Gear Smart Ride), com a chegada do Mobi em 2017.
Desde 2018, porém, só equipava o Cronos, já que o Mobi e o Argo deixaram de oferecer o equipamento após a separação da fabricante da Magneti Marelli, que aconteceu no naquele mesmo ano.
Mas fique tranquilo: se você estava de olho em um Cronos GSR e não tem grana para pagar R$ 73.990 na versão 1.8 Drive (câmbio automático convencional, de seis marchas), espere mais um pouco. No ano que vem, a Fiat terá uma caixa de transmissão do tipo CVT - de Relação continuamente variável, sem marchas - para o motor 1.3, que também vai equipar a Strada, o Argo e seu futuro SUV pequeno.

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