Fiat Cronos com câmbio GSR sai de linha no Brasil

Ele era o último modelo do mercado que oferecia sistema de câmbio automatizado, que não fez tanto sucesso por aqui

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Fiat Cronos com câmbio GSR sai de linha no Brasil
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Fiat Cronos com motor 1.3 e câmbio GSR (automatizado convencional, com sistema de embreagem comandado por um robô que faz a função do pé no pedal) saiu de linha na gama 2021 do sedã. Agora é oficial: nenhum modelo vendido no país vai sair de fábrica com caixa de transmissão automatizada de embreagem simples.

O Fiat Cronos 1.3 GSR, que era vendido por R$ 66.690, era o último modelo com esse equipamento disponível no Brasil, mas ele sumiu esta semana do site oficial da montadora. Esse desaparecimento antecipa as mudanças que o carro deve receber em 2021, quando deve ganhar uma caixa de câmbio do tipo CVT.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Fiat Cronos GSR: câmbio Magneti Marelli

Esse sistema denominado GSR já era conhecido de outros carros da Fiat, mesmo quando tinha outro nome, já que "nasceu" como Dualogic e equipou modelos como Palio, Idea, Stilo, Mobi, Weekend, Doblò, Linea, Punto, Bravo e até o pequenino 500.

Ele funcionava da seguinte maneira: um sistema robotizado era responsável pelas trocas de marcha e tinha como função controlar a rotação do motor de acordo com o peso do pé do motorista no acelerador. Com o avanço da tecnologia, ele chegou a melhorar, reduzir o número de trancos e fazer trocas mais rápidas, mas o delay nunca deixou de existir.

Fiat Cronos 1.3
Fiat Cronos 1.3 com câmbio GSR sumiu do site oficial do fabricante
Crédito: Divulgação
toggle button

Seu nome inicial era Dualogic, depois passou a ser Dualogic Plus (quando recebeu a função de acelerar sozinho no Bravo, em 2012) e por fim foi denominado GSR (de Gear Smart Ride), com a chegada do Mobi em 2017.

Desde 2018, porém, só equipava o Cronos, já que o Mobi e o Argo deixaram de oferecer o equipamento após a separação da fabricante da Magneti Marelli, que aconteceu no naquele mesmo ano.

Mas fique tranquilo: se você estava de olho em um Cronos GSR e não tem grana para pagar R$ 73.990 na versão 1.8 Drive (câmbio automático convencional, de seis marchas), espere mais um pouco. No ano que vem, a Fiat terá uma caixa de transmissão do tipo CVT - de Relação continuamente variável, sem marchas - para o motor 1.3, que também vai equipar a Strada, o Argo e seu futuro SUV pequeno.

Comentários