Em paralelo ao Salão de Genebra, que abriu as portas nesta segunda-feira (26) depois de quatro anos sem ser realizado, a Fiat resolveu mostrar em uma cidade italiana chamada Ginevra - irônico, não? - sua nova família de carros feita sobre a plataforma modular CMP, prevista para ser lançada até 2027.
O primeiro deles, inclusive, chega ainda este ano. Segundo Olivier François, francês que comanda a Fiat global - e que mergulhou com um Fiat 600 em uma piscina de tinta para "abolir" os carros cinzas - a primeira estreia será em julho. A última, até o fim de 2027.
E o Brasil com isso? De acordo com o executivo, essa nova família será vendida na Europa. na África e na América do Sul, as três regiões mais fortes da marca Fiat no mundo.
Em uma espécie de "conversão", a gente pode dizer que a empresa italiana apresentou o futuro da Strada, do Argo, do Pulse e do Fastback.
Essa nova Strada chama-se Panda Pick-up Concept. É uma picape compacta que deve ocupar o espaço hoje ocupado simplesmente pelo automóvel mais emplacado do Brasil. Segundo François, ela será feita sobre a plataforma CMP - a mesma do Peugeot 208 e do Citroën C3 - e terá versões com motor a combustão, híbridas e 100% elétricas.
Já o Panda hatch seria um novo Argo, portanto maior que o Mobi, E aqui vale lembrar que "Panda" é um nome fortíssimo da Fiat na Europa, tanto que depois dessa estreia pode se desvincular da marca e até se tornar uma empresa independente, tal qual a divisão de picapes da RAM, que era um modelo de picape da Dodge.
Panda era tipo um Uno que a Fiat oferecia no mercado europeu. Na apresentação de hoje, a empresa disse que o novo modelo será uma espécie de "Mega-Panda".
O terceiro da lista é um modelo chamado Panda Fastback que, como o próprio nome já diz, deve ser feito para ocupar o lugar do Fastback nos mercados onde o SUV-cupê é vendido.
"Esse modelo é a prova de que a Fiat pode aprimorar seu compromisso com a sustentabilidade sem abrir mão do desempenho", garantiu a empresa.
O quarto é o Panda SUV, que foi definido como, veja só... "Giga Panda". É um utilitário bojudo, de porte médio (portanto maior que o atual Pulse), mas que poderia chegar com esse nome pela função pela qual foi descrito: "O conceito SUV atende às necessidades dos clientes em termos de segurança, versatilidade e design, proporcionando amplitude e robustez às famílias em todo o mundo".
O quinto e último é quase um furgão e foi denominado "Panda Camper". Segundo a Fiat, é o carro definitivo para tudo que se precisa e que se propõe a reconectar as pessoas entre si e também com a natureza. Ainda de acordo com o Grupo Stellantis, o Panda Camper une "características de um SUV à alma de um fiel companheiro de aventuras".