Fiat apresenta nova família de carros

Marca revela mundialmente em um evento exclusivo na Itália cinco conceitos que darão origem aos novos modelos da empresa

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Fiat apresenta nova família de carros
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em paralelo ao Salão de Genebra, que abriu as portas nesta segunda-feira (26) depois de quatro anos sem ser realizado, a Fiat resolveu mostrar em uma cidade italiana chamada Ginevra - irônico, não? - sua nova família de carros feita sobre a plataforma modular CMP, prevista para ser lançada até 2027.

O primeiro deles, inclusive, chega ainda este ano. Segundo Olivier François, francês que comanda a Fiat global - e que mergulhou com um Fiat 600 em uma piscina de tinta para "abolir" os carros cinzas - a primeira estreia será em julho. A última, até o fim de 2027.

E o Brasil com isso? De acordo com o executivo, essa nova família será vendida na Europa. na África e na América do Sul, as três regiões mais fortes da marca Fiat no mundo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Em uma espécie de "conversão", a gente pode dizer que a empresa italiana apresentou o futuro da Strada, do Argo, do Pulse e do Fastback.

Os cinco novos modelos da Fiat

Essa nova Strada chama-se Panda Pick-up Concept. É uma picape compacta que deve ocupar o espaço hoje ocupado simplesmente pelo automóvel mais emplacado do Brasil. Segundo François, ela será feita sobre a plataforma CMP - a mesma do Peugeot 208 e do Citroën C3 - e terá versões com motor a combustão, híbridas e 100% elétricas.

Conceito Fiat (5)
A Panda Pick-Up deve dar origem à futura Fiat Strada
Crédito: Divulgação
toggle button

Já o Panda hatch seria um novo Argo, portanto maior que o Mobi, E aqui vale lembrar que "Panda" é um nome fortíssimo da Fiat na Europa, tanto que depois dessa estreia pode se desvincular da marca e até se tornar uma empresa independente, tal qual a divisão de picapes da RAM, que era um modelo de picape da Dodge.

Panda era tipo um Uno que a Fiat oferecia no mercado europeu. Na apresentação de hoje, a empresa disse que o novo modelo será uma espécie de "Mega-Panda".

Conceito Fiat (2)
O "Mega Panda" seria o futuro do hatch médio da marca, hoje ocupado pelo Argo
Crédito: Divulgação
toggle button

O terceiro da lista é um modelo chamado Panda Fastback que, como o próprio nome já diz, deve ser feito para ocupar o lugar do Fastback nos mercados onde o SUV-cupê é vendido.

"Esse modelo é a prova de que a Fiat pode aprimorar seu compromisso com a sustentabilidade sem abrir mão do desempenho", garantiu a empresa.

Conceito Fiat (1)
Que tal um SUV-cupê chamado "Panda Fastback"? Como se pressupõe, ele deve originar o próximo Fastback
Crédito: Divulgação
toggle button

O quarto é o Panda SUV, que foi definido como, veja só... "Giga Panda". É um utilitário bojudo, de porte médio (portanto maior que o atual Pulse), mas que poderia chegar com esse nome pela função pela qual foi descrito: "O conceito SUV atende às necessidades dos clientes em termos de segurança, versatilidade e design, proporcionando amplitude e robustez às famílias em todo o mundo".

Conceito Fiat (3)
O Panda SUV é maior que o Pulse, mas é possível que o carro de produção seja um pouco menor
Crédito: Divulgação
toggle button

O quinto e último é quase um furgão e foi denominado "Panda Camper". Segundo a Fiat, é o carro definitivo para tudo que se precisa e que se propõe a reconectar as pessoas entre si e também com a natureza. Ainda de acordo com o Grupo Stellantis, o Panda Camper une "características de um SUV à alma de um fiel companheiro de aventuras".

Conceito Fiat (4)
"Camper" é a definição do carro ideal do futuro da Fiat - mas não tem ligação com algum modelo atual da marca
Crédito: Divulgação
toggle button

 

Comentários