Um ícone sai de cena: a Honda anunciou o fim das vendas do Civic Type R na Europa. E para marcar essa despedida em grande estilo, a marca lançou uma edição especial: a Ultimate Edition, limitada a apenas 40 unidades para todo o continente.
O modelo representa os 28 anos de história do Civic Type R, e reúne todos os ingredientes que transformaram o hot hatch num verdadeiro símbolo da performance japonesa.
A carroceria vem na clássica cor Championship White, com detalhes exclusivos em vermelho no capô e nas laterais. Além disso tem teto preto e componentes em fibra de carbono, como o aerofólio e a soleira das portas.
Por dentro, o acabamento em carbono continua no console central, que agora também tem iluminação especial em diversos pontos da cabine, como portas, porta-copos, console, assoalho e até sob os bancos.
Ao abrir a porta, o motorista ainda é saudado com um logotipo Type R projetado no chão, aumentando o clima de exclusividade.
E tem mais: cada unidade da Ultimate Edition vem com um kit comemorativo contendo um emblema numerado (de 1 a 40), um chaveiro em carbono, tapetes personalizados e uma capa para o carro.
Segundo a chefe de estratégia de produto da Honda Motor Europe, Hannah Swift, essa edição é um “adeus digno” a um dos carros mais icônicos da marca:
“A indústria está mudando, e a Honda está evoluindo com ela para atender às novas legislações europeias. Mas o Type R sempre foi nossa expressão máxima de entusiasmo ao volante, e vamos continuar celebrando esse legado nos próximos meses.”
O Civic Type R surgiu em 1997 no Japão e atravessou cinco gerações e várias edições especiais. Mais do que um carro rápido, conquistou fãs no mundo todo e deixou sua marca nas pistas: já quebrou recordes para modelos de tração dianteira em circuitos como Nürburgring, Spa-Francorchamps, Suzuka e Bathurst.
Além disso, teve presença de destaque em campeonatos como o WTCC e WTCR, acumulando títulos tanto de pilotos quanto de equipes.
Se o Type R vai deixar saudade? Com certeza. Mas a Ultimate Edition é um último presente da Honda para quem viveu — e pilotou — essa história desde o início.
Ao contrário da Europa, o Civic Type R continua disponível no Brasil. Aqui, custa R$ 429.900. O modelo vendido no país é o mesmo da atual geração global, com tudo o que um entusiasta sonha encontrar:
Motor 2.0 DI DOHC VTEC Turbo
Potência de 297 cv a 6.500 rpm
Torque de 42,8 kgfm entre 2.600 e 3.500 rpm
Câmbio manual de seis marchas com tecnologia Rev-Match, que faz a famosa “blipagem” automática nas reduções
É um dos últimos esportivos vendidos no país que ainda apostam em tração dianteira com câmbio manual e entrega de performance raiz — do tipo que faz você querer dirigir por dirigir, sem filtros eletrônicos ou automações exageradas.