Ford Bronco chega ao Brasil importado do México

Inédita geração do SUV médio com pegada aventureira e motor 2.0 EcoBoost irá "estrear" no Brasil em 20 de maio

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ford Bronco chega ao Brasil importado do México
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford tem mais um lançamento importante para nosso mercado. A marca começa a importar do México, a partir das próximas semanas, a novíssima geração do Bronco - na versão menor, conhecida como Bronco Sport, de tamanho médio, que tem proposta bem aventureira e foi criada para competir contra SUVs com pegada off-road do segmento premium e principalmente contra o Discovery Sport. A Ford divulgou que o modelo "estreia" aqui no Brasil em 20 de maio.

Com motor 2.0 EcoBoost (turbo), câmbio automático de oito marchas e tração 4x4, o Bronco Sport ficará posicionado entre Territory (que vem da China) e Edge ST (importado do Canadá). Por aqui, pelo porte e conjunto mecânico, também vai disputar mercado contra o VW Tiguan R-Line e a linha de SUVs compactos de marcas europeias (BMW X1, Mercedes GLA, Audi Q3 e Volvo XC40).

Ford Bronco: quanto vai custar?

A marca já havia confirmado planos de importá-lo por meio de

target="_blank" rel="noopener noreferrer">um teaser em seu canal do Youtube, que afirmava que "um novo cavalo estaria chegando" - um cavalo dando um coice é o brasão oficial do modelo. Como não revelou a identidade da versão, apesar de ter confirmado o nome e a insígnia do Bronco, isso nos leva a crer que em algum momento a empresa também vá trazer para cá a configuração maior, rival de Jeep Wrangler e Land Rover Defender, chamada de "Broncão".

O Bronco Sport é um SUV médio com pegada off-road que traz uma série de características do SUV raiz, mas com tamanho reduzido e proposta mais ambientável à cidade e menos lameira. Por aqui, atualmente, deverá custar entre R$ 230 mil e R$ 250 mil, já que o Territory hoje custa de R$ 179.900 a R$ 197.900 e o Edge ST já sobe o patamar para R$ 351.950.

Em termos de tamanho, são 4,38 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,81 m de altura e 2,66 m de entre-eixos - praticamente o mesmo porte de um Jeep Compass, que tem 4,39 m, 1,82 m, 1,66 m e 2,64 m, respectivamente (note que o Bronco é mais alto, mas que essa é a única dimensão que não é tão próxima).

A Ford ainda não confirmou oficialmente qual será a versão do Bronco Sport escolhida para vir para cá. O que já sabemos é que seu motor 2.0 EcoBoost turbo a gasolina (praticamente o mesmo conjunto que era utilizado pelo Fusion, porém recalibrado), terá 248 cv e 38 kgf.m de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas e a um sistema 4x4 com diferentes modos de condução.

Ford Bronco Sport 2021
Bronco Sport tem o tamanho de um Compass (ele é só mais alto) e compete contra SUVs do segmento premium
Crédito: Divulgação

O que vem no Bronco Sport

A Ford não divulgou mais detalhes, mas pelo carro vendido no México podemos prever que o Bronco que virá para o Brasil terá uma série de recursos de auxílio ao motorista, como sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres; alerta de colisão frontal com assistente de frenagem; alerta de tráfego cruzado; sinaleiro de ponto cego e sistema de manutenção do carro na faixa, entre outros. Para proteção aos ocupantes, são estimados nove airbags.

Em termos de equipamentos, o Bronco Sport deverá vir completo de série e não oferecer opcionais. Obviamente, isso inclui ar-condicionado com saídas para o banco traseiro; a tela flutuante com o sistema Sync de última geração e conexão com o app FordPass Connect; painel de instrumentos com tela digital central de 4,2 polegadas; volante multifuncional com controles do piloto automático e do áudio, vidros elétricos nas quatro portas e coluna de direção ajustável em altura e profundidade.

No quesito tração, o sistema 4x4 também deverá oferecer o GOAT Modes, que permite personalização do conjunto de modo que seja possível transformar o Bronco em um legítimo carro off-road - as rodas serão 17" e os pneus devem ter perfil misto. Por isso, o SUV promete oferecer bloqueio do diferencial. Esse conjunto tem sete modos de direção: normal, eco, sport, escorregadio, areia, lama e escalada.

Ford Bronco Sport 2021
Ford Bronco Sport tem pegada aventureira, muita segurança e conectividade como pilares de sua construção
Crédito: Divulgação

Bronco também será conectado e descolado

Assim como o Mustang Mach1, apresentado pela Ford há dez dias, o Bronco Sport deverá oferecer conexão com o aplicativo Fordpass Conect, que permite que o carro possa receber comandos pelo celular, como travamento e destravamento das portas; partida remota para climatização da cabine e acionamento do alarme para localização.

O app, segundo a Ford, também ajudará o carro a planejar o reabastecimento de forma automática, agendar revisões na concessionária e informar em tempo real situações de tráfego por meio de notificações, bem como oferecer a última localização do veículo no momento em que foi desligado e até verificar a pressão dos pneus.

Outro destaque serão os equipamentos de acampamento que podem ser oferecidos pelo Bronco de acordo com a versão escolhida para ser importada. Lá fora, por exemplo, o carro tem uma série de recursos oferecidos pelo porta-malas - o vidro tem abertura independente do bagageiro, há um sistema de gerenciamento de carga feito por uma divisória (que pode se transformar em uma mesa), duas tomadas (de 110V e 12V), luzes próprias e até um abridor de garrafas.

O novo Ford Bronco que chegará ao Brasil é inspirado no clássico SUV feito pela marca entre os anos 1960 e 1990 nos Estados Unidos. Segundo a Ford daqui, os pilares para a construção desse novo modelo foram seu design, seu desempenho on-road e off-road, sua versatilidade, conectividade e sua segurança. Por aqui, assim como os outros SUVs da empresa, deverá ter três anos de garantia.

Thumbnail Ford Bronco Sport 2021 1280 15
Ford Bronco Sport tem pegada aventureira, muita segurança e conectividade como pilares de sua construção
Crédito: divulgação
Comentários