Assim como o WM1 antecipou em janeiro de 2018 durante o Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, onde foi revelado mundialmente, a Ford apresentou oficialmente nesta quarta-feira, no interior de São Paulo, o Edge ST. O SUV, que traz sob a carenagem a admirável performance da Sport Technologies, chega às concessionárias por R$ 299 mil. Modelo é importado do Canadá e já estava em pré-venda aqui no Brasil.
E o protagonista desta performance está sob o capô. Trata-se do reconhecidamente ‘encapetado’ motro 2.7 V6 EcoBoost (biturbo e injeção direta de combustível), que desenvolve até 335 cv de potência máxima a 5.000 rpm e torque de 54,45 kgf.m a 3.000 giros. A transmissão é automática de 8 marchas. Com estes números, a aceleração de 0 a 100 km/h do Edge ST acontece em apenas 6,2 segundos e a velocidade máxima bate nos 207 km/h, o que não chega a impressionar.
Um dos destaques é a tração, que funciona sob demanda, atendendo à necessidade de cada momento. Além de conseguir distribuir tração entre os dois eixos 50/50, o sistema adotado pelo Ford permite que seja jogado 100% do torque para as rodas dianteiras ou traseira.
E ainda falando de performance, o Edge ST traz modo de condução Sport, ativado a partir de um botão no console central. Trata-se da personalidade mais intensa que o Ford pode assumir. O acelerador fica mais sensível, as trocas de marcha mais rápidas e em rotações mais elevadas, o ronco do motor ganha destaque e até o painel de instrumentos altera a configuração, deixando o conta-giros em destaque, como manda o manual dos esportivos.
Em termos de equipamentos, o Edge ST não faz feio. Traz de fábrica oito airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista e passageiro do banco dianteiro), câmera dianteira de 180°, rodas de liga leve de 21 polegadas, som premium da Bang & Olufsen, sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo com ‘Stop & Go’ e ‘Traffic Jam’, estacionamento automático, abertura e fechamento automático do porta-malas sem as mãos, sensor de chuva, freio de estacionamento elétrico, espelhos retrovisores interno e externo do motorista eletrocrômicos, carregador sem fio para celular, painel de instrumentos com duas telas de 4,2 polegadas e configuráveis, central multimídia SYNC 3, com tela sensível ao toque de 8 polegadas, dispõe de comandos de voz em português para áudio, telefone, ar condicionado e navegação, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e Assistência de Emergência, entre outros.