Ford inicia testes com a Transit elétrica nos EUA

Chamado de E-Transit, modelo será lançado por lá no início de 2022 e deve chegar ao mercado brasileiro até 2023

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Roberto Dutra
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A versão elétrica do Ford Transit já está prontinha nos Estados Unidos, mas ainda não começou a ser vendida por lá. A fabricante preferiu, antes, fazer uma série de testes com a van, chamada de E-Transit, no "mundo real". Entregou unidades pré-produção do modelo a empresas de diferentes segmentos - locação, entregas, serviços, manutenção e concessionárias - para que avaliem o veículo no dia a dia.

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Unidades da E-Transit foram emprestadas a empresas de vários segmentos para avaliação de uso no "mundo real"
Crédito: Divulgação
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O mesmo expediente também será adotado em alguns países europeus. As vendas, mesmo, estão programadas para o início de 2022 - lá na terra do Tio Sam. O preço inicial deverá ser de US$ 43 mil, ou cerca de R$ 233 mil.

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Além da funcionalidade da E-Transit no trabalho diário, as empresas também vão avaliar os sistemas de carregamento e gerenciamento da frota desenvolvidos pela Ford Pro, a nova divisão de veículos comerciais da marca, que este ano iniciou suas operações também no Brasil. A E-Transit, aliás, deverá chegar por aqui em 2023. Nessa avaliação, os clientes escolhidos poderão identificar as melhores rotas e experimentar as soluções propostas pela marca.

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Recarga é feita em uma tomada na parte dianteira. Pode ser em redes doméstica, pública ou da própria empresa
Crédito: Divulgação
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A E-Transit é a primeira van elétrica de uma grande montadora norte-americana. Tem oito configurações, inclusive uma versão de carga com três alturas de teto e três comprimentos, além da tradicional versão chassi-cabine, e será equipada com uma bateria de 67 kWh.

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A van elétrica é dotada de GPS, que funciona junto com o sistema de conectividade Ford Pro E-Telematics
Crédito: Divulgação
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A Ford também desenvolveu ferramentas de software para otimizar a operação da E-Transit, com o sistema de conectividade Ford Pro E-Telematics. Além de fornecer informações dos veículos em tempo real, como autonomia, alertas, monitoramento e histórico de carga, o sistema permite rastreamento, configurações e programação da bateria para economizar energia e aumentar a autonomia.

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Praticidade: para certos serviços, a E-Transit poderá servir, ela mesma, como fonte de energia
Crédito: Divulgação
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Já o sistema Ford Pro Charging traz ferramentas completas para a recarga do veículo, seja em redes doméstica, pública ou da própria empresa, de acordo com as necessidades operacionais da frota. Se o motorista recarrega o veículo à noite em casa, por exemplo, o sistema gera relatórios para simplificar o reembolso.

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A van elétrica tem oito configurações, que incluem três alturas de teto, três comprimentos e chassi-cabine
Crédito: Divulgação
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Para carregamento público, a Ford dispõe da maior rede dos Estados Unidos, a Blue Oval Charge Network: são mais de 19.500 estações e 63.000 plugues em todo o país. Para a recarga nas empresas, a montadora desenvolveu um equipamento e um software de monitoramento que evitam o custo maior de energia nos horários de pico.

Confira vídeo da nova E-Transit em ação:

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