Ford mostra tecnologia que freia carros conectados

Em zonas restritas de velocidade, sistema consegue reduzir sozinho a velocidade do automóvel em prol da segurança

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André Deliberato
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A Ford começou a testar uma nova tecnologia na Europa que mostra como a conectividade pode ajudar a melhorar o trânsito das cidades. Chamada "Geofencing", ou "delimitação virtual de área", ela permite que carros conectados reduzam a velocidade automaticamente ao entrar em zonas de restrição, como ao redor de escolas, hospitais ou centros comerciais.

Além de aumentar a segurança no trânsito, essa nova funcionalidade promete ajudar a evitar multas por excesso de velocidade. Outro benefício é tornar o visual das cidades mais limpo, substituindo os sinais de trânsito, que muitas vezes são confundidos no cenário urbano ou até encobertos por galhos.

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Ford quer segurança e carros conectados

Todos os carros da Ford no Brasil hoje já vêm equipados com um modem embarcado de série que permite a comunicação remota com o app FordPass - ou com outros recursos que venham a ser incorporados ao sistema.

- A tecnologia de veículos conectados pode comprovadamente ajudar a tornar o trânsito mais fácil e seguro para todos, não só para quem dirige -, afirma Michael Huynh, gerente de soluções urbanas da Ford Europa.  - A Geofencing permite que as velocidades sejam reduzidas para melhorar a segurança e criar um ambiente mais agradável - complementou o executivo.

Carros Conectados Da Ford
Carros conectados da Ford poderão frear sozinhos; todos os modelos da marca vêm equipados com modem
Crédito: Divulgação
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Proteção para pedestres

A criação de zonas de 30 km/h é considerada uma das principais medidas para reduzir o risco para os pedestres em trechos urbanos, pois os motoristas têm mais tempo de reação e a velocidade de impacto também é menor. Na Europa, 30% das mortes no trânsito são de pedestres e ciclistas, dizem estudos.

As tecnologias de assistência ao motorista, como o piloto automático adaptativo (ACC), ajudam os motoristas a não exceder os limites de velocidade, mas o controle de velocidade por Geofencing tem sido considerado potencialmente mais flexível e eficaz para estas situações, garante a fabricante.

Nos testes realizados pela Ford em Colônia, na Alemanha, duas E-Transit, elétricas, têm sido usadas para analisar o impacto da limitação de velocidade na melhoria do tráfego e redução de acidentes. A experiência de 12 meses abrange todas as zonas de 30 km/h no centro da cidade e zonas selecionadas de 50 km/h e 30 km/h nos subúrbios.

Outras pesquisas recentes da Ford para melhorar a segurança nas estradas incluem a tecnologia de semáforos conectados, que podem se tornar verdes automaticamente para ambulâncias, bombeiros e veículos da polícia, além de emitir avisos sonoros para alertar o motorista sobre a aproximação de pessoas e objetos.

Geofencing é o sistema da Ford que promete reduzir e velocidade de carros conectados da empresa
Crédito: Divulgação
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Como funciona o Geofencing

A tecnologia da Ford usa o rastreamento por GPS e troca de dados para reduzir a velocidade do veículo quando ele entra em uma zona "georreferenciada". O motorista é informado do novo limite por uma luz piscante no painel, mas pode desativar o sistema a qualquer momento.

No futuro, os motoristas poderão definir suas próprias zonas de geofencing com velocidades de até 20 km/h, inclusive em depósitos e áreas particulares, ou até mesmo de forma dinâmica, considerando perigos locais, obras na estrada e hora do dia.

A Ford também está usando o Geofencing para melhorar a qualidade do ar, programando os carros híbridos para funcionar automaticamente no modo elétrico ao entrar nessas zonas de menor emissão.

Carros híbridos da Ford poderão ativar o modo 100% elétrico somente ao entrar em zonas de Geofencing
Crédito: Divulgação
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