A Ford começou a testar uma nova tecnologia na Europa que mostra como a conectividade pode ajudar a melhorar o trânsito das cidades. Chamada "Geofencing", ou "delimitação virtual de área", ela permite que carros conectados reduzam a velocidade automaticamente ao entrar em zonas de restrição, como ao redor de escolas, hospitais ou centros comerciais.
Além de aumentar a segurança no trânsito, essa nova funcionalidade promete ajudar a evitar multas por excesso de velocidade. Outro benefício é tornar o visual das cidades mais limpo, substituindo os sinais de trânsito, que muitas vezes são confundidos no cenário urbano ou até encobertos por galhos.
Todos os carros da Ford no Brasil hoje já vêm equipados com um modem embarcado de série que permite a comunicação remota com o app FordPass - ou com outros recursos que venham a ser incorporados ao sistema.
- A tecnologia de veículos conectados pode comprovadamente ajudar a tornar o trânsito mais fácil e seguro para todos, não só para quem dirige -, afirma Michael Huynh, gerente de soluções urbanas da Ford Europa. - A Geofencing permite que as velocidades sejam reduzidas para melhorar a segurança e criar um ambiente mais agradável - complementou o executivo.
A criação de zonas de 30 km/h é considerada uma das principais medidas para reduzir o risco para os pedestres em trechos urbanos, pois os motoristas têm mais tempo de reação e a velocidade de impacto também é menor. Na Europa, 30% das mortes no trânsito são de pedestres e ciclistas, dizem estudos.
As tecnologias de assistência ao motorista, como o piloto automático adaptativo (ACC), ajudam os motoristas a não exceder os limites de velocidade, mas o controle de velocidade por Geofencing tem sido considerado potencialmente mais flexível e eficaz para estas situações, garante a fabricante.
Nos testes realizados pela Ford em Colônia, na Alemanha, duas E-Transit, elétricas, têm sido usadas para analisar o impacto da limitação de velocidade na melhoria do tráfego e redução de acidentes. A experiência de 12 meses abrange todas as zonas de 30 km/h no centro da cidade e zonas selecionadas de 50 km/h e 30 km/h nos subúrbios.
Outras pesquisas recentes da Ford para melhorar a segurança nas estradas incluem a tecnologia de semáforos conectados, que podem se tornar verdes automaticamente para ambulâncias, bombeiros e veículos da polícia, além de emitir avisos sonoros para alertar o motorista sobre a aproximação de pessoas e objetos.
A tecnologia da Ford usa o rastreamento por GPS e troca de dados para reduzir a velocidade do veículo quando ele entra em uma zona "georreferenciada". O motorista é informado do novo limite por uma luz piscante no painel, mas pode desativar o sistema a qualquer momento.
No futuro, os motoristas poderão definir suas próprias zonas de geofencing com velocidades de até 20 km/h, inclusive em depósitos e áreas particulares, ou até mesmo de forma dinâmica, considerando perigos locais, obras na estrada e hora do dia.
A Ford também está usando o Geofencing para melhorar a qualidade do ar, programando os carros híbridos para funcionar automaticamente no modo elétrico ao entrar nessas zonas de menor emissão.