A Ford apresentou nesta semana a Pro Electric SuperVan, quarta geração da sua icônica linha de vans de ultra-alta performance, no tradicional Festival de Goodwood, no Reino Unido. A nova van elétrica, que tem cerca de 2.000 cv, é a mais potente já produzida pela marca: acelera de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos e pode chegar a mais de 300 km/h.
Desenvolvida como protótipo pela Ford Performance e pela Stard, empresa especializada em carros elétricos de competição, ela diz ser uma vitrine das tecnologias de eletrificação e conectividade já oferecidas na linha Transit, levadas ao extremo para o mundo das pistas.
A Ford Pro Electric SuperVan é equipada com quatro motores elétricos, tração integral, bateria de 50 kWh com refrigeração líquida e sistema especial de controle. O chassi, desenvolvido especialmente para as pistas, é baseado no da E-Transit, primeira versão elétrica da van mais vendida da Europa.
A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca, oferece vários serviços conectados que ajudam a aumentar a produtividade da Transit em operação normal. Na supervan, a transmissão de dados em tempo real e o gerenciamento remoto servem também para elevar ao máximo a performance do veículo.
"Com 2.000 cv, emoção incomparável e estilo inspirado na nova E-Transit, esta é a supervan do século 21. Mas performance não é só potência. Como nos carros de corrida modernos, os engenheiros podem usar os dados em tempo real para otimizar o seu desempenho", afirmou Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports.
O time de design da Ford teve liberdade para criar o estilo agressivo da Ford Pro Electric SuperVan. Já a turma da engenharia, de acordo com a empresa, pôde aproveitar o potencial da motorização elétrica, com menos restrições de espaço e refrigeração que as normalmente encontradas nos motores a combustão.
O divisor frontal, as saias laterais e o difusor traseiro são típicos de veículos de competição. Os recortes e a asa traseira prometem gerar um "downforce" para aumentar a tração. A suspensão de braços duplos e os freios também são especiais.
Criada para competições, a van combina a estrutura de aço da E-Transit com paineis de carroceria em composto leve. O conjunto de bateria, montado para otimizar a distribuição do peso e manter o centro de gravidade baixo, pode ser recarregado em cerca de 45 minutos em carregadores rápidos.
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