Na quinta-feira (30), a Ford anunciou o início da produção da Ranger híbrida na Argentina a partir de 2027. Agora, a montadora norte-americana confirmou ao WMI1 que a picape híbrida plug-in também será lançada no Brasil no mesmo ano.
Trata-se de um passo importante na estratégia de eletrificação da marca na América do Sul, e reforça o peso do mercado brasileiro nos planos globais da Ford.
O que já sabemos sobre a Ford Ranger híbrida que será vendida no Brasil
A produção regional faz parte de um ciclo de investimentos que agora totaliza US$ 870 milhões. Esse aporte incluiu a modernização completa do complexo, uma nova planta de motores e a retomada da versão cabine simples.
A chegada da variante eletrificada é um marco, consolidando a intenção da Ford de oferecer diferentes opções de motorização para atender à demanda de consumidores que buscam tecnologia, porém mantendo o DNA bruto da Ranger.
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Picape já é realidade em outros mercados
A Ranger híbrida plug-in já é comercializada em mercados como a Europa, onde combina um motor 2.3 EcoBoost turbo a gasolina com um motor elétrico e uma bateria de 11,8 kWh. Essa configuração gera 279 cv de potência e 70,3 kgfm de torque combinados, acoplados a um câmbio automático de 10 marchas.
A Ford ainda não confirmou se o modelo sul-americano terá o mesmo conjunto mecânico, mas adiantou que ele proporcionará condução silenciosa no modo elétrico, autonomia estendida com o motor a combustão e manutenção das capacidades essenciais da picape, como carga, reboque e desempenho off-road.
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Ford Ranger PHEV ainda sem preço definido
Ainda é cedo para especular algum preço. No entanto, a atual linha da picape, composta por sete versões, custa entre R$ 267.990 e R$ 366.600.
Já a Ranger híbrida comercializada na Europa começa em £40.830, ou cerca de R$ 249.063 em conversão direta, sem custos adicionais, como impostos e taxas.
Quais serão os rivais da Ford Ranger híbrida?
No Brasil, a Ranger híbrida terá um papel importante em um segmento ainda em crescimento. Atualmente, a única picape média híbrida plug-in é a BYD Shark, que combina 437 cv de potência com até 730 quilômetros de autonomia, mas ainda não conquistou uma fatia relevante do mercado.
Segundo a Fenabrave, a picape chinesa vendeu apenas 855 unidades no país até setembro de 2025. A chegada da Ranger PHEV promete disputar espaço nesse nicho nascente, oferecendo tecnologia, tradição e confiabilidade em um modelo que já tem forte aceitação no mercado brasileiro.
A própria Ranger vive um momento histórico na América do Sul. A nova geração praticamente dobrou a participação da Ford entre as picapes médias da região, com expectativa de produzir 76 mil unidades em 2025 e ultrapassar 80 mil veículos anuais em 2026.
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No Brasil, o modelo se consolidou como o principal produto da marca, com 24.816 unidades emplacadas entre janeiro e setembro de 2025, atrás apenas da Toyota Hilux, líder do segmento.
Com a versão híbrida chegando em 2027, a expectativa é que a Ranger mantenha seu crescimento e, ao mesmo tempo, lidere a eletrificação das picapes médias no país.
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