Ford se une ao Google por mais serviços digitais

Modelos da marca norte-americana utilizarão Androide, além de aplicativos e serviços da gigante da tecnologia

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ford se une ao Google por mais serviços digitais
Antônio Leria
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford firmou parceria com o Google com objetivo de acelerar o seu plano de transformação digital. Segundo a montadora, o acordo, anunciado nesta segunda-feira (dia 1º), possibilitará a criação de uma gama de serviços e recursos exclusivos para os clientes da Ford e da Lincoln,. A partir da união, o Google Cloud será o provedor de nuvem preferencial da Ford para utilizar a experiência global da Google em dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Ford Territory
A partir de 2023, os carros fabricados pela Ford usarão o sistema Android, com aplicativos e serviços do Google
Crédito: Divulgação

Por seis anos, a partir de 2023, milhões veículos que serão fabricados pela Ford e pela Lincoln, de todas as faixas de preço, usarão o sistema Android, com aplicativos e serviços integrados do Google. Por ser um projeto global e envolver todas os segmentos, inclusive de valores, os modelos que chegarem ao Brasil devem contar com as novas tecnologias. Também foi divulgado que as empresas criarão um grupo de trabalho, batizado de Team Upshift, para ampliar a transformação digital da Ford, com experiências de consumo personalizada e oportunidades inovadoras baseadas em dados.

De acordo com a Ford, isso pode incluir projetos que vão desde o desenvolvimento de novas experiências de varejo ao comprar um veículo, a criação de novas ofertas de propriedade com base em dados. “O Google e a Ford juntos estabelecem uma potência de inovação verdadeiramente capaz de fornecer uma experiência superior para nossos clientes e modernizar nossos negócios”, diz Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

“Temos orgulho de fazer essa parceria para aplicar o melhor da inteligência artificial, análise de dados, computação e plataformas de nuvem do Google para ajudar a transformar os negócios da Ford e construir tecnologias automotivas que mantenham as pessoas seguras e conectadas na estrada”, afirmou Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet.

Google Cloud

Com o Google como provedor de nuvem preferencial, já a partir deste ano, a gigante da tecnologia irá ajudar a Ford a utilizar mecanismos de inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de dados do Google Cloud. Isso levará a montadora a acelerar a sua transformação digital, modernizar as operações e potencializar as tecnologias de veículos conectados com a nuvem. Veja abaixo os objetivos da Ford com o Google Cloud:

  • Melhorar ainda mais as experiências do cliente, com tecnologia diferenciada e serviços personalizados;
  • Acelerar a modernização do desenvolvimento de produtos, e gerenciamento da cadeia de suprimentos, inclusive a exploração do uso de IA para treinamento de funcionários da manufatura e desempenho ainda mais confiável de equipamentos nas fábricas;
  • Acelerar a implementação de modelos de negócios baseados em dados, com o envio de notificações em tempo real para os clientes, sobre, por exemplo, solicitações de manutenção ou alertas de troca.
  • Ferramentas Google nos carros da Ford

    A partir de 2023, os clientes da Ford em todo o mundo começarão a se beneficiar de experiências digitais exclusivas, criadas com o sistema operacional Android e aplicativos e serviços integrados do Google. As empresas elencaram algumas ferramentas do Google que estarão mais acessíveis. Com o Google Assistente:, os motoristas podem realizar tarefas com uso exclusivo da voz e, assim, manter os olhos na estrada e as mãos no volante.

    Já o Google Maps, como plataforma de navegação principal dos veículos, dará acesso aos motoristas mais rapidamente a informações sobre trânsito em tempo real, redirecionamento automático, orientação de faixa e outras informações que possibilitarão chegar ao destino mais rápido. E o Google Play proporcionará os aplicativos favoritos dos motoristas para ouvir música, podcasts, audiolivros e muito mais serão otimizados e integrados para uso no veículo.

    Segundo a Ford, o Android no carro permite à Ford e outros desenvolvedores criarem aplicativos que proporcionem uma experiência cada vez mais personalizada e constantemente aprimorada para os sues clientes. “Essa integração vai liberar nossas equipes para inovar para os clientes da Ford e da Lincoln, ao mesmo tempo em que dá acesso aos aplicativos e serviços globais do Google. Estamos obcecados em criar produtos e serviços essenciais e distintos da Ford”, disse presidente e CEO da Ford.

    Comentários