Híbrido plug-in, SUV da Toyota exibe ótimo consumo

Nova versão do RAV4 aparece no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Confira os números impressionantes

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Híbrido plug-in, SUV da Toyota exibe ótimo consumo
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A versão híbrida plug-in do Toyota RAV4 teve seus números de consumo registrados no Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. Perto de chegar ao Brasil, a variante com tomada do SUV médio tem o mesmo conjunto mecânico da versão híbrida convencional, só que com uma pitada extra de potência.

Em vez dos 222 cv de potência gerados no atual RAV4 híbrido, o motor 2.5 aspirado, combinado com uma unidade elétrica, pode entregar 306 cv. O conjunto de baterias também é maior na versão plug-in, com 18,1 kWh, e proporciona uma autonomia de até 55 quilômetros apenas no modo elétrico.

Toyota Rav4 Phev 4
Enquanto o RAV4 híbrido tem 222 cv de potência, o híbrido plug-in pode entregar 306 cv
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Qual o consumo do RAV4 plug-in?

Mas o que interessa mesmo nessa conta é a eficiência energética do conjunto. E, nisso, o RAV4 PHEV parece ter sido muito bem ajustado, já que o Inmetro apontou média de 35 km/l em ciclo urbano e 30 km/l em percurso rodoviário, com gasolina. O desempenho considera o consumo com a bateria carregada. Sem a carga, o SUV faz 14 km/l (urbano) e 12,9 km/ (rodoviário).

Como é equipado o RAV4 híbrido?

Assim como a versão apenas híbrida, o RAV4 plug-in deve ter uma lista caprichada de equipamentos. No mercado europeu, por exemplo, o modelo oferece controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, sistema pré-colisão e câmera panorâmica, entre outros equipamentos.

A versão citada no PBEV é chamada de XSE, e também é vendida no mercado americano e tem o mesmo nível de equipamentos.

Toyota Rav4 Phev 5
Bem equipado, o RAV4 PHEV já é comercializado nos Estados Unidos e em alguns países da Europa
Crédito: Divulgação
toggle button

Projeções para a chegada do SUV

A chegada do SUV médio plug-in ainda não foi confirmada pela Toyota. Se vier, uma coisa é certa: o preço será bem alto. Diante do valor cobrado pelo híbrido convencional, que é negociado por R$ 349.290, a nova versão do RAV4 deve beirar os R$ 400 mil ou até superar esse teto.

Nessa faixa de preço, o modelo ficaria mais caro que a maioria dos rivais. Em alguns casos, como o do BYD Song Plus, que custa R$ 229 mil, a diferença seria bem grande. Outro exemplo é o Jeep Compass 4xe, que custa R$ 347.300.

É esperar para ver se a nova configuração do SUV médio Toyota virá mesmo e qual será seu preço final.

Comentários