Honda lança "máscara" antivírus para seus carros

Segundo fabricante, filtro de ar elimina 99,8% dos vírus em 15 minutos; recurso é eficaz contra covid-19

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Honda lança "máscara" antivírus para seus carros
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em 2020 nos acostumamos com a máscara facial como item crucial na prevenção do novo coronavírus. Com isso em mente, a Honda apresentou na última semana filtro de ar para seus automóveis que funciona de modo similar ao aparato.

Chamado de Kurumask (algo como "car mask", ou "máscara para carro" em tradução livre), o recurso elimina do habitáculo do automóvel vírus aéreos - inclusive o agente da covid-19. Segundo a Honda, a tecnologia é capaz de evitar que 99,8% dos vírus circulem pelo interior do veículo nos primeiros 15 minutos de utilização do sistema de climatização.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Ainda de acordo com o fabricante japonês, a efetividade do Kurumask em 24 horas é de 99,9%. O filtro de ar desenvolvido pela Honda tem validade de 1 ano.

Filtro de ar Honda
Novo filtro de ar desenvolvido pela Honda tem validade de 1 ano
Crédito: DIvulgação
toggle button

"Queremos que os condutores se sintam mais seguros e confortáveis, em especial nos momentos em que os vidros dos carros precisam permanecer fechados", explica Takaharu Echigo, engenheiro responsável pela tecnologia. Por meio de pontas microscópicas na superfície, o Kurumask é capaz de danificar as estruturas dos vírus. O time liderado por Echigo se inspirou nas libélulas, que usam de recurso similar para manter as asas limpas.

O primeiro veículo a sair de fábrica com a tecnologia será o N-Box. Com capacidade para quatro pessoas, o kei car passou por facelift no fim de dezembro passado. O pequenino monovolume é um dos veículos mais vendidos do Japão.

Honda N-Box
Pequenino N-Box é o primeiro veículo da Honda a sair de fábrica com o Kurumask
Crédito: Divulgação
toggle button

Segundo a Honda, outros modelos da sua gama fabricados no Japão também virão com o Kurumask. Mas ainda não há informação de quando a novidade estará disponível nos carros fabricados pela empresa no Brasil.

Além de apresentar a Kurumask, o fabricante disse que trabalha no desenvolvimento de veículo específico para o transporte de indivíduos que testaram positivo para o novo coronavírus. O objetivo desse novo automóvel é proteger os profissionais da saúde contra a covid-19.

Comentários