Honda ZR-V vende menos até que Civic em janeiro

SUV médio da marca japonesa continua com dificuldades de vendas e já é superado pelo sedã híbrido neste início de ano

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Honda ZR-V vende menos até que Civic em janeiro
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Honda ZR-V continua com muitas dificuldades de vendas no Brasil. De acordo com dados parciais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) atualizados neste domingo (19), o SUV médio da marca japonesa registra no mês, até o momento, somente 77 unidades emplacadas.

O desempenho do ZR-V se mostra tão fraco neste momento que até mesmo o Honda Civic, sedã híbrido que custa R$ 265.900, já vende mais com 90 unidades novas comercializadas em 2025.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Para tentar melhor as vendas do SUV, a rede de concessionárias da Honda está praticando descontos que podem chegar a R$ 40 mil para tentar impulsionar as vendas.

No final do ano passado, mais especificamente entre os meses de setembro, outubro e novembro, a Honda fugiu das suas características e apostou nas vendas diretas. Com esta estratégia, o ZR-V conseguiu passar das 700 unidades emplacadas mensais. Em dezembro, porém, voltou a ficar próximo das 300 unidades, apenas.

Honda ZR-V emplacou 77 unidades até o momento em janeiro; Civic já emplacou 90 carros
Crédito: Divulgação/Honda
toggle button

A intenção da Honda nunca foi fazer do seu SUV médio um campeão de vendas. No entanto, o objetivo declarado da marca era emplacar pelo menos 1.000 carros todos os meses, algo que nunca aconteceu.

Apesar de ser chamado de SUV do Civic por usar a mesma plataforma da atual geração do sedã que fez muito sucesso no Brasil em modelos de um passado não muito distante, o ZR-V não decolou em vendas, mesmo o preço estando em sintonia com os rivais: R$ 214.500. Detalhe importante é que este preço é o mesmo desde o seu lançamento no Brasil, em outubro de 2023.

A concorrência é um dos fatores que impedem o crescimento do SUV. Atualmente, o ZR-V enfrenta SUVs médios do calibre de Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e Caoa Chery Tiggo 7, entre outros.

Outra barreira, e talvez mais importante, está dentro de casa. Ou melhor, no mesmo showroom de vendas. O Honda HR-V, seu irmão menor, é mais barato (R$ 204.200 na opção topo de linha Touring) e considerado por muitos um SUV mais interessante, especialmente na questão desempenho, por oferecer um motor turbo de quatro cilindros, flex, que desenvolve 177 cv de potência contra um propulsor aspirado de apenas 161 cv que só bebe gasolina do ZR-V.

 

Tags:Honda
Comentários