Já falamos por aqui algumas vezes do Huracan Sterrato, certo? O Lamborghini com alegorias e adereços à moda "adventure" - que tem pinta de carro com vocação para off-road, mas na prática não é bem isso - é assunto no setor desde 2019, quando seu primeiro conceito foi revelado. Depois dessa longa espera, que incluiu alguns teasers e flagras, o inusitado supercarro da marca italiana enfim foi apresentado oficialmente.
O visual da versão final é bem parecido com o que já havia sido mostrado pela Lamborghini nos últimos teasers. A dianteira, por exemplo, manteve as luzes LED de longo alcance auxiliares no para-choque, as saias laterais mais robustas e também as caixas de roda com proteção em plástico fosco. A parte inferior da dianteira também traz um difusor evidente.
Atrás, o modelo também tem um difusor gigante no para-choque traseiro e a tampa do motor central tem acabamento todo em preto fosco, com uma tomada de ar na parte superior. As rodas de 19 polegadas com pneus de uso misto têm desenho exclusivo.
Alguns elementos, contudo, não foram mantidos na versão final. O defletor lateral que serviria para ajudar a desviar pedras do vidro e a luz de LED auxiliar no rack do teto são alguns dos exemplos.
O Sterrato é empurrado pelo conhecido motor V10 aspirado de 5.2 litros, que rende 610 cavalos de potência e 57 kgf.m de torque. O câmbio é automático de dupla embreagem de sete marchas, com sistema de tração integral EVO AWD. Com essa mecânica, o Huracan Sterrato é capaz de ir de zero aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos e de chegar à velocidade máxima de 260 km/h.
Mas essa velocidade máxima foi limitada por conta dos pneus de uso misto Bridgestone Dueller All-Terrain 002 que calçam as rodas. Para não raspar no chão, a versão off-road está 4,4 cm mais alta que as versões originais do Huracan. As bitolas, por sua vez, têm 3 cm a mais na dianteira e 3,4 cm a mais na traseira. E também foram feitos ajustes nas suspensões, que ganharam curso e rigidez.
Parece loucura imaginar que um carro como o Huracan Sterrato tenha tanto público, mas a Lamborghini acredita no potencial do jeitão off-road: a marca anunciou que serão produzidas 1.499 unidades da versão 4x4 do Sterrato. Isso mesmo sabendo que, na prática, será improvável que seus compradores venham a rodar com o carro fora do asfalto. O início da fabricação está previsto para fevereiro de 2023.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade