Chamado de ID.Buzz GTX – GTX é a nova nomenclatura para os elétricos de alta performance da Volks –, o modelo foi flagrado recentemente pelo time da Automedia sem qualquer tipo de camuflagem em fase de testes, o que nos leva a crer que seu lançamento não está distante - as apostas são para 2024.
As mudanças visuais não são tão agressivas. O que podemos notar na unidade fotografada (uma configuração com carroceria longa - LWB) é um para-choque dianteiro com um desenho diferente para as entradas de ar. Rodas e para-choque traseiro, no entanto, são os mesmos da versão "normal" da Kombi elétrica.
ID.Buzz GTX (Kombi GTI)
Montado sobre a plataforma MEB, exclusiva para veículos elétricos, o ID-Buzz GTX terá, de acordo com informações da imprensa europeia, carroceria longa ou curta. A estrutura mecânica deverá ser a mesma usada pelo ID.5 GTX, ou seja, dois motores elétricos – um em cada eixo –, que juntos vão entregar 299 cv de potência máxima e torque instantâneo de 46,9 kgf.m.Em performance, podemos esperar algo realmente especial. A aceleração de zero a 100 km/h deve acontecer em menos de 7 segundos, mas não será igual aos 6,2 segundos do ID.5 GTX. Já a velocidade máxima deverá ser limitada a 160 km/h. Vamos aguardar. Já as relação baterias, dependendo da versão, poderão ter capacidade de 77 kWh (carroceria curta) ou 86 kWh (carroceria longa), e a autonomia deverá variar entre 400 quilômetros e 500 quilômetros .
Kombi com motor de Porsche
No passado, mais especificamente em 1984, o Volkswagen T3, utilitário que substituiu a Kombi em alguns mercados do mundo, teve uma série limitada equipada com o motor boxer do Porsche 911 Carrera, que na época gerava 231 cv de potência.Esse ainda é um dos utilitários mais valiosos no mundo, e recentemente uma unidade foi avaliada em praticamente R$ 2 milhões. E isso por alguns fatos que vão muito além de ter o propulsor de um dos esportivos mais cultuados de todos os tempos...
Chamado de Porsche B32, ele foi fabricado pela própria Porsche, e não pela Volkswagen. E somente sete unidades foram produzidas. E além do motor, suspensões e freios foram redimensionados pela "mãe" do 911.
O resultado desse trabalho de engenharia foi incrível, pois a segunda geração da Kombi, ou melhor dizendo, o Porsche B32 acelerava de zero a 100 km/h em apenas 8 segundos e alcançava a velocidade máxima de 185 km/h.
ID.Buzz no Brasil
Recentemente, na festa de 70 anos da Volkswagen no Brasil, a marca confirmou a chegada do ID.Buzz com uma campanha publicitária que quebrou a Internet, ao usar inteligência artificial (i.A.) para botar a cantora Elis Regina, falecida em janeiro de 1982, dirigindo uma Kombi “corujinha” ao lado da filha, a cantora Maria Rita, que conduzia o ID.Buzz.A marca, no entanto, não divulgou muitas informações, como o preço, por exemplo. Sabemos que inicialmente será um lote de apenas 70 unidades da versão curta para passageiros. Posteriormente outros lotes deverão ser importados.
Com informações da Automedia.
Comentários