Kombi GTI? Infelizmente nunca existiu uma configuração esportiva do utilitário que marcou época no Brasil, mas a Volkswagen trabalha em uma versão de alta performance do ID.Buzz, modelo 100% elétrico da marca alemã que substitui exatamente a "Kombosa".
Chamado de ID.Buzz GTX – GTX é a nova nomenclatura para os elétricos de alta performance da Volks –, o modelo foi flagrado recentemente pelo time da Automedia sem qualquer tipo de camuflagem em fase de testes, o que nos leva a crer que seu lançamento não está distante - as apostas são para 2024.

As mudanças visuais não são tão agressivas. O que podemos notar na unidade fotografada (uma configuração com carroceria longa - LWB) é um para-choque dianteiro com um desenho diferente para as entradas de ar. Rodas e para-choque traseiro, no entanto, são os mesmos da versão "normal" da Kombi elétrica.
Montado sobre a plataforma MEB, exclusiva para veículos elétricos, o ID-Buzz GTX terá, de acordo com informações da imprensa europeia, carroceria longa ou curta. A estrutura mecânica deverá ser a mesma usada pelo ID.5 GTX, ou seja, dois motores elétricos – um em cada eixo –, que juntos vão entregar 299 cv de potência máxima e torque instantâneo de 46,9 kgf.m.
Em performance, podemos esperar algo realmente especial. A aceleração de zero a 100 km/h deve acontecer em menos de 7 segundos, mas não será igual aos 6,2 segundos do ID.5 GTX. Já a velocidade máxima deverá ser limitada a 160 km/h. Vamos aguardar.
Já as relação baterias, dependendo da versão, poderão ter capacidade de 77 kWh (carroceria curta) ou 86 kWh (carroceria longa), e a autonomia deverá variar entre 400 quilômetros e 500 quilômetros .
No passado, mais especificamente em 1984, o Volkswagen T3, utilitário que substituiu a Kombi em alguns mercados do mundo, teve uma série limitada equipada com o motor boxer do Porsche 911 Carrera, que na época gerava 231 cv de potência.
Esse ainda é um dos utilitários mais valiosos no mundo, e recentemente uma unidade foi avaliada em praticamente R$ 2 milhões. E isso por alguns fatos que vão muito além de ter o propulsor de um dos esportivos mais cultuados de todos os tempos...
Chamado de Porsche B32, ele foi fabricado pela própria Porsche, e não pela Volkswagen. E somente sete unidades foram produzidas. E além do motor, suspensões e freios foram redimensionados pela "mãe" do 911.
O resultado desse trabalho de engenharia foi incrível, pois a segunda geração da Kombi, ou melhor dizendo, o Porsche B32 acelerava de zero a 100 km/h em apenas 8 segundos e alcançava a velocidade máxima de 185 km/h.
Recentemente, na festa de 70 anos da Volkswagen no Brasil, a marca confirmou a chegada do ID.Buzz com uma campanha publicitária que quebrou a Internet, ao usar inteligência artificial (i.A.) para botar a cantora Elis Regina, falecida em janeiro de 1982, dirigindo uma Kombi “corujinha” ao lado da filha, a cantora Maria Rita, que conduzia o ID.Buzz.
A marca, no entanto, não divulgou muitas informações, como o preço, por exemplo. Sabemos que inicialmente será um lote de apenas 70 unidades da versão curta para passageiros. Posteriormente outros lotes deverão ser importados.
Com informações da Automedia.



Email enviado com sucesso!