Modelos chineses têm um estilo bem parecido, independentemente de qualquer marca, e o EX5 elétrico não é exceção. No
caso do Geely, um SUV médio-grande, a parte frontal mostra alguma diferenciação. Mas as laterais e principalmente a parte
traseira, com as lanternas interligadas, além do onipresente defletor de teto, parecem inspiradas no Porsche Cayenne. As rodas de 19 polegadas são exclusivas da Max, versão de topo avaliada.
As dimensões estão dentro do padrão reinante na categoria: 4,61 metros de comprimento, 2,75 metros de entre-eixos, 1,90 metro de largura, 1,67 metro de altura, 17,3 centímetros de vão livre e porta-malas para 461 litros (tem apenas kit de reparo, sem estepe). O motor entrega 218 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. A tração é dianteira e o carro acelera de zero a 100 km/h em 7,1 segundos.
Com bateria de 60,2 kWh, o alcance, referência Inmetro, é de 349 quilômetros, sem distinguir entre uso urbano e rodoviário - o padrão internacional estranhamente aceito e indicado por todos os fabricantes de elétricos ao redor do mundo.
O maior destaque do EX5 é o interior espaçoso. Os encostos dos bancos dianteiros podem ser totalmente rebatidos. Há apoio para pernas ajustável para o passageiro. Os ocupantes do banco traseiro dispõem de ajuste do encosto em até 35°, além de apoio para as pernas.
Sob este banco existe uma gaveta de 14 litros e, no total, a fabricante informa "um total 33 nichos de armazenamento espalhados pela cabine". Sob o console central flutuante há um grande espaço aberto para bolsas ou itens maiores.
Na avaliação dinâmica ficou clara a escolha por uma calibragem de suspensões voltada demais para o conforto de marcha,
exigência do mercado chinês. Para as condições de rodagem no Brasil não é o acerto ideal. Até mesmo a direção apresenta
maciez excessiva. Dá para o motorista se adaptar, mas com cinco passageiros e bagagem exige mais atenção com lombadas e buracos.
Veja também
No final do mês passado, uma atualização pelo ar (over-the-air, ou OTA, na sigla em inglês) incluiu Android Auto para a tela
multimídia de 15 polegadas. Ponto de destaque: 13 sistemas de assistência ao motorista (ADAS, em inglês). Preço: R$ 225.800.
Veja também