A Peugeot apresenta no mercado brasileiro o novo SUV e-2008. Parte da segunda geração do utilitário compacto, o modelo chega com motorização 100% elétrica.
O e-2008 é feito sobre a mesma base modular eCMP do e-208 GT. Parentesco que fica bem claro no visual da carroceria, que repete a mesma temática do hatch, mas com linhas mais robustas.
Inclusive, os faróis têm o mesmo estilo garras de leão, além das icônicas luzes diurnas "dentes de sabre". Já as lanternas, de LED, também seguem a identidade visual dos modelos mais recentes da Peugeot.
Na comparação com o 2008 de primeira geração, o e-2008 ficou bem maior: são 4,30 m de comprimento (15 cm a mais) 1,77 m de largura (3 cm a mais), 1,55 m de altura (3 cm mais baixo) e 2,61 m de entre-eixos (7 cm a mais).
O resultado é mais espaço interno, que é combinado a um painel que preserva o icônico volante pequeno e o painel digital (3D como no e-208) que é visto por cima. Arranjo que garante a ótima posição de dirigir do modelo. Já o porta-malas, de 434 litros, é um dos maiores entre os SUVs compactos.
Outro ponto que encanta nesse primeiro contato é o ótimo acabamento da cabine, que chama a atenção pelo uso de muito material macio ao toque. Sem contar o visual, que agrada também por elementos como a luz decorativa de LED.
Mas chegou a hora de rodar com o novo SUV. Pressionando o botão de partida, quase não se ouve ruído externo. Fica até difícil saber se o motor está ligado. Ainda bem que essa indicação aparece no painel de instrumentos.
Pudemos dar algumas voltas com o Peugeot e-2008 na pista do Motor Park, em Tuiuti, no interior paulista. O Peugeot e-2008 usa o mesmo conjunto mecânico do e-208: um propulsor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque.
Nesse primeiro contato, o SUV agradou pelo acerto de direção e suspensão, que é muito próximo daquele visto no hatch 208 e favorece o conforto. Não espere acelerações de perder o fôlego, como é comum em alguns carros elétricos.
O e-2008 é muito progressivo e lembra um carro a combustão nas arrancadas. O que pode ser uma boa notícia para aqueles que vão fazer o primeiro investimento no mundo dos elétricos.
O SUV tem um modo de condução com três opções de acerto: Sport (potência e torque máximos), Normal (voltado para o conforto) e Eco (para priorizar a autonomia). Mesmo assim, as diferenças de comportamento são muito sutis.
Pode até parecer um comportamento morno. Mas o elétrico não decepciona em desempenho, considerando que estamos falando de um SUV compacto. Vai de zero a 100 km/h em bons 9,9 segundos. Já a velocidade máxima é de 150 km/h.
Com uma bateria de 50 kWh, e-2008 pode rodar até 345 quilômetros com uma carga. Em um carregador ultrarrápido de 100 kW, é possível carregar o veículo de zero a 80% em apenas 30 minutos.
O Peugeot e-2008 tem ar-condicionado automático digital, bancos de couro com aquecimento, multimídia com tela de 10 polegadas, painel digital configurável, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, chave presencial e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Já o pacote de assistentes eletrônicos tem frenagem autônoma, monitor de pontos cegos, assistente de manutenção em faixa e controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro.
O Peugeot e-2008 chega ao mercado brasileiro na versão única GT, a partir de R$ 259.990. Preço bem agressivo, levando em consideração a média dos elétricos.
Nessa faixa, o possível comprador encontra, basicamente, hatches como o Mini Elétrico (R$ 252.990) e o Fiat 500e (R$ 255.990).
Um dos poucos SUVs mais baratos que o e-2008 é o chinês JAC E-JS4, que parte de R$ 249.900 e é pouco maior, além de usar um motor de 150 cv.
O e-2008 chega importado da Espanha e vai conviver com o Peugeot 2008 de primeira geração, que recentemente passou por uma leve reestilização na linha 2023 e segue em produção na fábrica de Porto Real (RJ).
Segundo a Peugeot, diferente do 208, que tem versões elétrica e a combustão, ainda não estão nos planos da marca francesa oferecer o novo 2008 com motores a gasolina.
A marca justifica que os números do atual 2008 no mercado ainda justificam a permanência do modelo em linha. O SUV de primeira geração compartilha a plataforma PF1 com o Citroën C4 Cactus. Modelo que também é feito na fábrica fluminense da Peugeot.
Entre janeiro e setembro deste ano, o 2008 brasileiro somou 4.501 emplacamentos. Entre os concorrentes, apenas o Honda HR-V, com 3.743 unidades, e o Renault Captur, com 2.756 registros, venderam menos que o modelo da Peugeot.



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