Jaguar E-Type fará 60 anos e terá edição especial

Clássico modelo inglês vai celebrar a data em março de 2021 com uma série limitada de seis pares totalmente restaurados

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Jaguar E-Type fará 60 anos e terá edição especial
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Jaguar Classic, divisão de modelos históricos da empresa britânica, confirmou que vai produzir seis pares do E-Type - portanto, 12 unidades - para celebrar o 60º aniversário do icônico esportivo. A coleção especial vai se chamar Jaguar E-Type 60 Edition e os processos de restauração também serão feitos em 2021.

Cada par de E-Type vai prestar homenagem a dois dos modelos mais famosos de sua história, o 9600 HP e o 77 RW, protagonistas da apresentação mundial do esportivo no Salão de Genebra que aconteceu em março de 1961.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O cupê com teto rígido na cor Opalescent Gunmetal Grey, com a placa "9600 HP", foi um dos dois primeiros E-Type apresentados na história. Após a viagem de Coventry (no Reino Unido) até a Suíça na noite antes do lançamento, Bob Berry, então gerente de Relações Públicas da empresa, chegou poucos minutos antes do início dos testes de demonstração.

Nostalgia pura, não é? Pois lembre-se, afinal já falamos aqui no WM1 , que para um carro clássico supervalorizar, o principal requisito é que ele tenha exatamente... história.

O E-Type na ocasião foi tão bem recebido que Berry não conseguiu atender a todas as solicitações de demonstrações. Por conta disso, Norman Dewis, engenheiro de testes e desenvolvimento da Jaguar da época, recebeu a ordem de levar o conversível de placa "77 RW" até Genebra naquela mesma madrugada.

Depois daquilo, os dois carros foram utilizados em testes pelos veículos de comunicação - seu destaque era justamente a velocidade máxima de 246 km/h. O motor da versão 3.8 era um seis-cilindros em linha de 269 cv e 36 kgf.m de torque, capaz de fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. O câmbio era manual de quatro marchas.

Jaguar E-Type 1961
Jaguar E-Type 9600 HP foi o cupê apresentado na noite de estreia do evento suíço
Crédito: Divulgação
toggle button

Os novos Jaguar E-Type

Os novos E-Type 60 Edition que serão produzidos pela Jaguar Classic serão veículos dos anos 1960 totalmente restaurados segundo a especificação exclusiva do 60º aniversário.

A dupla vai ser composta por um cupê 9600 HP na cor Flat Out Grey e por um conversível 77 RW na tonalidade Drop Everything Green - pinturas exclusivas destes veículos. Eles também vão incorporar detalhes de estilo criados por Julian Thomson, atual diretor de Design da Jaguar, em homenagem aos 60 anos.

O Jaguar E-Type foi um clássico e escolha de celebridades como Steve McQueen, Brigitte Bardot, Frank Sinatra e George Harrison, entre muitos outros. Também foi o terceiro veículo a integrar a coleção de design do Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York, em 1996. Por muitos especialistas do setor automotivo, é considerado um dos carros mais bonitos da história.

Jaguar E-Type 77 RW 1961
Jaguar E-Type 77 RW foi o conversível que fez a viagem durante a madrugada
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários