O Jeep Cherokee vai voltar ao Brasil?

Presença da nova geração do SUV no Salão do Automóvel pode indicar o retorno do modelo que faz parte do legado da marca

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Nicole Santana
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A Jeep surpreendeu ao levar o novo Jeep Cherokee para o Salão do Automóvel de São Paulo 2025, mesmo com o modelo fora do portfólio brasileiro atualmente.

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    A versão exposta ao público é a configuração Overland, apresentada há pouco tempo no mercado norte-americano. Lá o SUV ganhou nova geração, posicionamento renovado e motorização eletrificada.

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      E é justamente aí que mora a dúvida: o público brasileiro abraça híbridos cada vez mais, mas não tem mais o Cherokee na prateleira há anos. Por isso, a presença no espaço da Jeep vira mais do que uma vitrine nostálgica — pode ser um termômetro estratégico e um recado indireto da marca de que o SUV poderá voltar ao país em um momento oportuno.

      O novo Jeep Cherokee apareceu de surpresa no Salão do Automóvel de São Paulo 2025
      Crédito: Marcelo Monegato/Webmotors/WM1
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      A fabricante, no entanto, não confirmou oficialmente o lançamento do novo Cherokee para o Brasil. Mas, com algumas pistas, é possível ao menos deduzir o provável retorno.

      Ainda que a Jeep não crave oficialmente a chegada do novo Cherokee ao Brasil, sua exibição no Salão pode ser lida como um teste de interesse, uma pista de posicionamento e também como um lembrete de que a marca tem portfólio global pronto para diferentes estratégias de eletrificação.

      O próprio discurso institucional da marca reforça essa amplitude, dando margem para interpretações positivas sem afirmar um anúncio. Confira abaixo o que disse o vice-presidente da Jeep para a América do Sul, Hugo Domingues:

      “A Jeep está preparada para todo nível de eletrificação, sem abrir mão do DNA de capacidade e aventura. O Cherokee é um bom exemplo disso, por ser um modelo híbrido autocarregável, que dispensa carregamento externo. Temos à disposição um conjunto amplo de opções e isso nos posiciona de forma estratégica.”

      A fala é poderosa porque não confirma lançamento, mas também não nega a possibilidade. E deixa clara a preparação tecnológica da Jeep e posiciona o Cherokee como exemplo vivo de candidato a essa nova era da eletrificação vivida no mercado brasileiro.

        E é exatamente por isso que o Cherokee pode, sim, ser uma boa estratégia para voltar ao Brasil no momento certo: não briga com os demais SUVs da marca vendidos aqui, mas agrega eficiência híbrida de verdade, tem apelo histórico gigantesco e ainda conversa com a tendência crescente por SUVs híbridos fortes, duráveis e utilizáveis sem depender de carregador doméstico.

        Novo Jeep Cherokee é um híbrido autocarregável - ou seja, não depende de tomada externa
        Crédito: Marcelo Monegato/Webmotors/Wm1
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          No compasso do mercado atual, o modelo seria muito mais do que um retorno com apelo emocional — seria um complemento coerente dentro da gama e um movimento inteligente para capturar um público que hoje olha para híbridos como solução prática entre potência e consumo.

          Além disso, vale lembrar que, durante os dias de imprensa do Salão do Automóvel, a Stellantis, grupo do qual a Jeep faz parte, antecipou que em 2026 terá 16 novos modelos e atualizações, incluindo seis veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid.

          O visual completamente renovado marca as linhas do novo Jeep Cherokee
          Crédito: Marcelo Monegato/Webmotors/WM1
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          Mas como é o novo Jeep Cherokee?

          A nova geração do Cherokee cresceu em todas as direções: está mais comprido, mais alto e mais largo que o antecessor. O desenho também mudou bastante. As linhas estão mais definidas, com superfícies musculosas e um visual robusto que conversa com 50 anos de história do nome Cherokee, mas sem se prender ao passado.

          A versão Overland, historicamente associada à sofisticação nas trilhas e ao acabamento premium, reforça essa leitura no Salão: não é um off-road cru; é um off-road com classe.

          A nova geração do SUV está maior, mais tecnológica e tem motor híbrido
          Crédito: Divulgação
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          Mas a maior novidade é a que está escondida embaixo do capô. O novo Cherokee exposto no Salão tem motor híbrido 1.6 turbo de quatro cilindros. É um conjunto autocarregável que não exige plug-in nem carregador externo, um ponto especialmente interessante para um mercado como o brasileiro, que ainda lida com desafios de infraestrutura para veículos 100% dependentes de recarga.

          O conjunto entrega 212 cv de potência e 31,8 kgfm de torque, combinando força para o dia a dia com fôlego para aventuras de longo curso. A autonomia declarada ultrapassa 800 quilômetros  com um único tanque, enquanto o consumo estimado é de 15,7 km/l.

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