Jeep Renegade e Compass ganham versão híbrida-leve

Nova configuração complementa a gama dos SUVs na Europa, que já conta com versões a combustão e a híbrida convencional

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Jeep Renegade e Compass ganham versão híbrida-leve
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os Jeep Renegade e Compass ganharam na Europa uma configuração híbrida-leve e-Hybrid, que complementa a gama dos SUVs que já conta com versões movidas somente a combustão e a híbrida convencional 4xe.

2022 Jeep Renegade Compass E Hybrid 7
Versões dos Jeep Renegade e Compass hibridas-leve complementam gama dos SUVs na Europa
Crédito: Divulgação
toggle button

Esta variante também estreia mundialmente o novo motor 1.5 turbo a gasolina de quatro cilindros da família GSE. O propulsor entrega 131 cv de potência e 24,4 kgf.m de torque, acoplado a um também inédito câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. A tração é sempre dianteira.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Os Jeep Renegade e Compass e-Hybrid são dotados de um motor elétrico alimentado por um sistema de 48 volts, que auxilia o motor a combustão com 20 cv e 5,6 kgf.m extras. Segundo a Jeep, a força máxima chega a 13,7 kgf.m no nível de entrada da transmissão.

Dessa forma, o motor elétrico movimenta o veículo em baixas velocidades apenas com eletricidade e fornece potência extra em acelerações, retomadas e em velocidades de cruzeiro. A unidade elétrica também entra em ação em manobras de estacionamento.

2022 Jeep Renegade Compass E Hybrid 9
Na versão híbrida-leve motor elétrico movimenta o Jeep Renegade em baixas velocidades apenas com eletricidade
Crédito: Divulgação
toggle button

De acordo com a Jeep, o novo motor 1.5 turbo foi desenvolvido especialmente para a aplicação com sistemas híbridos-leves (MHEV). Para otimizar a queima de gasolina, o propulsor funciona no ciclo Miller com taxa de compressão elevada (12,5:1). O sistema de injeção direta de combustível trabalha com alta pressão (até 350 bar).

Além disso, os SUVs ainda contam com o sistema de frenagem regenerativa mista para otimizar a recuperação de energia cinética e, dessa forma, recarregar o sistema elétrico.

Compass híbrido 4xe deve chegar ao Brasil

Embora o sistema híbrido-leve seja mais simples e barato que o híbrido convencional, a Jeep deverá comercializar no Brasil o Compass 4xe. O SUV fabricado na Itália é previsto para ser vendido no país com o motor 1.3 turbo (o mesmo do modelo nacional), combinado a um propulsor elétrico de 60 cv, que tem a função de tracionar as rodas traseiras. A data de lançamento, no entanto, ainda é uma incógnita.

Comentários