Jetta 2025 é cinco estrelas no quesito segurança

Sedã se destaca com segurança exemplar e motor 2.0 turbo de 231 cv; nota máxima vale para todas as versões no Brasil.

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Nicole Santana
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Se o segmento dos sedãs médios parece ter perdido espaço nos últimos anos, o Volkswagen Jetta mostra que ainda tem cartas na manga. O modelo, que acaba de passar por uma atualização visual, foi avaliado novamente pelo Latin NCAP e conquistou nota máxima nos testes de segurança: 5 estrelas.

Produzido no México, o Jetta GLI 2025 teve bom desempenho em praticamente todos os cenários avaliados, incluindo impacto frontal, lateral e lateral de poste — testes originalmente realizados em 2019, mas que permanecem válidos, já que a estrutura e os equipamentos de segurança passiva não sofreram alterações.

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O Volkswagen Jetta obteve a nota máxima no Latin NCAP
Crédito: Latin NCAP
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Agora, sob o novo protocolo do Latin NCAP, o sedã passou por avaliações adicionais, como proteção contra o "efeito chicote" em colisões traseiras (whiplash), frenagem autônoma de emergência (AEB), detecção de ponto cego e sistemas de assistência à velocidade.

O resultado geral foi bastante positivo: 86,87% de proteção para adultos, 89,75% para crianças, 91,06% em assistência à segurança e 72,60% na proteção a pedestres.

A estrutura foi considerada estável no impacto frontal, e apesar de a porta dianteira ter aberto no teste lateral, a proteção para os ocupantes adultos ainda foi considerada adequada. O Latin NCAP, no entanto, faz uma ressalva quanto à proteção para pedestres — especialmente na parte superior das pernas —, que ainda pode melhorar.

Jetta é vendido em versão única e com foco em performance

Atualmente, o Jetta é vendido no Brasil em versão única: a GLI 350 TSI, que parte de R$ 250.990. Mesmo com um preço que o posiciona no topo da categoria, o modelo aposta em uma fórmula que ainda tem apelo para quem prioriza prazer ao dirigir.

O motor é um 2.0 turbo com injeção direta, que entrega 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque já a partir dos 1.500 rpm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com seis marchas, e a tração é dianteira.

O Volkswagen Jetta GLI sedã tem 235 cv de potência
Crédito: Divulgação
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Essa combinação leva o sedã de zero a 100 km/h em apenas 6,7 segundos, com velocidade máxima de 249 km/h — desempenho digno de carro com pé na esportividade, mas ainda com bons níveis de conforto e sofisticação.

O Jetta é um sedã com bom espaço interno. Tem 4,74 metros de comprimento, 2,68 m de entre-eixos e porta-malas com capacidade para 510 litros. Desta forma, é um carro adequado até para famílias, embora ofereça alguma emoção ao volante.

Segurança como diferencial

A boa nota no Latin NCAP reforça o posicionamento do Jetta como uma opção muito segura dentro do segmento. Equipamentos como seis airbags, controle de estabilidade, freios com sistema AEB, detecção de ponto cego e assistência à velocidade ajudam a compor um pacote bem completo.

Com a chancela de segurança do Latin NCAP, o modelo ganha mais um argumento para sobreviver bem num segmento cada vez mais escasso.

 

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