Precisando de um carro usado automático que seja prático no dia a dia e que custe menos da metade do preço de um Fiat Mobi ou um Renault Kwid, ambos com câmbio manual e zero-quilômetro?
Bom, nestes segundos que você passou lendo o início desta matéria, deve ter pensado em vários modelos. Mas dificilmente deve ter considerado o Kia Picanto, correto? Pode parecer estranho, mas o hatch da marca sul-coreana é uma ótima opção.
Na Webmotors estão anunciadas centenas de unidades do modelo. Mas aqui vamos destacar somente as automáticas até 2011 - ou seja, da segunda geração vendida oficialmente no Brasil - e que custam menos de R$ 35 mil. Só lembrando que o carro mais barato do Brasil hoje é o Citroën C3, que parte de R$ 73.490 - e esse valor já é com desconto!
O Kia Picanto EX automático de segunda geração (comercializada no Brasil) é equipado com motor 1.0 de três cilindros, aspirado, somente a gasolina. Entrega 64 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque de 8,9 kgf.m a 4.500 rpm. O câmbio é automático, com conversor de torque, de apenas quatro marchas.
A performance, definitivamente, não é seu forte. A aceleração de zero a 100 km/h acontece em 19 segundos e a velocidade máxima não passa dos 153 km/h. Esses números comprovam que o Kia Picanto é um carro 200% urbano!
Veja também:
Já com relação ao consumo, que é o que realmente importa, o Kia até que entrega boa performance: registra 13,3 km/l na cidade. Na estrada, também vai bem: 16km/l, de acordo com dados do fabricante.
E o fato de o Picanto ser econômico está diretamente relacionado ao peso do carro, de apenas 900 quilos. O hatch tem somente 3,53 metros de comprimento, 2,37 metros de distância entre os eixos, 1,59 metro de largura e 1,48 metro de altura. O porta-malas tem capacidade para apenas 157 litros - viajar em família é uma missão quase impossível.
Confira também: