A Lamborghini preparou uma despedida em grande estilo para sua linha de carros 100% a combustão. Antes da chegada da era da eletricidade, o último ronco dos V12 será ouvido nos modelos Invencible e na sua versão roadster Autentica.
Baseados no Aventador, a dupla tem visual exclusivo, com carroceria totalmente redesenhada e feita em fibra de carbono. O design é parecido nas duas variantes, mas alguns elementos os diferenciam.
A parte aerodinâmica do cupê tem um grande aerofólio na traseira, o que não acontece no modelo roadster. O recorte superior do para-brisa é mais longo na versão sem teto e os vidros das portas têm formato irregular. Fora isso, o visual dos dois é "praticamente" igual.
A dianteira tem formato mais pontudo e capô é bem inclinado para baixo. A grade ampla no para-choque é cortada por um pequeno filete e há duas tomadas de ar nas extremidades. Os faróis têm formato de seta, com um projetor na parte superior e seis pequenos LEDs na parte central.
Nas laterais, as portas são marcadas por vincos acentuados e uma grande tomada de ar com acabamento em preto. A versão cupê tem ainda mais uma entrada de refrigeração, que deve mandar ar para o motor, na parte superior, logo atrás do vidro espia.
A traseira da dupla é bem parecida, com algumas pequenas mudanças. As lanternas são formadas por três LEDs de formato hexagonal. O mesmo padrão se repete no escape triplo, posicionado ao centro do para-choque traseiro. A forma geométrica foi usada também nos detalhes da tampa do motor central.
O interior tem acabamento em dois tons, com painel em Alcantara e detalhes em tom vermelho na versão Invincible. Segundo a Lamborghini, a dupla se inspira em modelos como o Sesto Elemento, o Reventon e o Veneno.
Mas nesse projeto, o visual é só um coadjuvante de luxo para o ator principal: o V12 6.5 litros naturalmente aspirado. Capaz de gerar impressionantes 780 cv de potência e 73,4 kgf.m de torque, o doze cilindros faz sua última aparição solo em projetos da marca.
A força do motor é entregue às quatro rodas de maneira igual por meio de uma caixa ISR de sete marchas. Os modelos vêm de série com o sistema Lamborghini Dynamic Steering, que permite um leve esterçamento das rodas traseiras em curvas, além de outras tecnologias focadas no desempenho.
A dupla não teve seus preços revelados pela Lamborghini. No entanto, espera-se que eles custem bem acima dos 350 mil euros (R$ 1,9 milhão, em conversão direta) cobrado pelo Ultimae. O número de unidades a serem produzidas também não foi revelado.