O SUV médio elétrico Leapmotor C10 será um dos dois modelos que a marca chinesa apadrinhada pela Stellantis começará a oferecer em breve no mercado brasileiro. E a configuração desse carro que mais chama a atenção atende pelo nome de Range-Extended Electric Vehicle (REEV).
Em bom português, esse REEV pode ser traduzido como Veículo Elétrico com Alcance Estendido, que no caso do Leapmotor C10 significa uma autonomia de cerca de 950 quilômetros (ciclo WLTP). Mas qual será o segredo do alcance quase milagroso desse SUV médio a bateria?
É que o C10 REEV é equipado com um motor 1.5 a gasolina. Mas não chega a ser um híbrido, pois esse propulsor a combustão tem como única função operar como gerador de eletricidade para alimentar a bateria motriz 28,4 kWh.
Essa bateria motriz é a responsável por fornecer energia para o propulsor elétrico traseiro de 215 cv de potência. Esse sim, o responsável por tirar o C10 REEV da imobilidade.
Essa autonomia de quase 1.000 quilômetros é obtida zerando o tanque de gasolina de 50 litros. Com a bateria totalmente carregada, é possível rodar até 145 quilômetros (ciclo WLTP) até precisar acionar novamente o gerador.
E como fica o desempenho? Esse Leapmotor C10 REEV atinge 170 km/h de velocidade máxima e acelera de zero a 100 km/h em 8,5 segundos.
Além do C10 REEV, o SUV da Leapmotor é vendido na China em uma variação sem extensor de autonomia.
Com 218 cv de potência e uma bateria de 69,9 kWh roda até 424 quilômetros (ciclo WLTP) com uma carga completa. E ainda é mais ágil: acelera de zero a 100 km/h em 7,5 segundos.
Já se sabe que o C10 estreará no segundo semestre do ano no Brasil e que passará por um processo de tropicalização para se adaptar às preferências do público local.
Mas a Stellantis ainda não revelou qual deverá ser a configuração escolhida para o nosso mercado.
Diria que esse C10 REEV seria uma escolha bem interessante. Principalmente para quem ainda tem medo de ficar sem bateria com um carro elétrico.



Email enviado com sucesso!