Construído desde o início do projeto para ser um carro 100% elétrico, o Mini Aceman que será lançado no Brasil esta semana é ligeiramente maior que o Cooper (que na versão elétrica custa a partir de R$ 239.990) e um pouco menor que o Countryman - hoje 100% elétrico e vendido por iniciais R$ 339.990.
Dessa forma, o Mini Aceman chegará ao país para ser rival de Volvo EX30, BYD Yuan Plus, do futuro Kia EV3, Zeekr X e demais SUVs compactos 100% elétricos do segmento premium do nosso mercado.
A linha Mini vendida no Brasil, inteiramente renovada durante 2024, ganha mais um player, portanto, para se fortalecer ainda mais em 2025. E fica da seguinte maneira:
O Aceman terá seu preço definido entre hoje e amanhã, mas nossa estimativa é de que seja um "meio do caminho" entre os R$ 290 mil do Cooper SE e R$ 340 mil do Countryman SE - nossa estimativa é de menos de R$ 300 mil. Talvez os mesmos R$ 299.990 cobrados pela versão TOP do Cooper S 5 portas .
O Mini Aceman tem 4,07 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,50 m de altura. É compacto e pelo tamanho rivalizaria contra modelos até menores, como Peugeot e2008, Renault Megane E-Tech e até com o BYD Yuan Pro, mas por ser Mini, a briga certamente será no andar de cima desses.
Fora do Brasil, ele tem duas versões, chamadas de E e SE.
O motor elétrico do "E" entrega 184 cv de potência e 29,5 kgf.m de torque - com ele, acelera de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e chega à velocidade máxima de 160 km/h.
Já o Aceman SE tem motor de 218 cv e 33,6 kgf.m de torque. Vai de zero a 100 km/h em 7,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 170 km/h.
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