O Mercedes-Benz Vision EQXX é um um conceito que vai além da participação estática em eventos automotivos. É um carro elétrico que funciona como um laboratório móvel de novas tecnologias que estarão presentes nos automóveis de produção da marca alemã nos próximos anos.
Dentro desse programa de testes, o Vision EQXX é utilizado para a quebra de recordes de autonomia. Depois de ultrapassar em abril a marca de 1.000 km com apenas uma carga, o carro-conceito bateu seu próprio recorde de autonomia ao rodar 1.202 km em um trajeto entre Stuttgart (Alemanha) e o Circuito de Silverstone (Reino Unido).
A viagem foi realizada entre os dias 21 e 22 de junho, sob temperaturas na faixa de 30°C e numa mistura de vias urbanas de tráfego lento e longos trechos rodoviários quase sem declives. Condições que em um carro elétrico de produção contribuem para a redução drástica da autonomia.
O Mercedes Vision EQXX conseguiu chegar até o tradicional autódromo britânico e ainda deu 11 voltas na pista (atingindo em vários trechos a velocidade máxima de 140 km/h) antes de zerar a carga da bateria. De acordo com o fabricante, o modelo irá seguir em desenvolvimento - então podemos esperar novas tentativas de quebra de recorde de autonomia.
Qual é o segredo do Mercedes Vision EQXX?
O carro-conceito Vision EQXX recorre a uma série de artifícios para bater recordes de alcance. Um deles é a carroceria extremamente aerodinâmica (0,17 cx), que é feita em fibra de carbono para se manter leve. Todo o conjunto pesa apenas 1.755 kg. Para efeito de comparação, um Porsche Taycan - elétrico com porte semelhante - pesa 2.305 kg.
Outro segredo são os pneus, mais finos que o da maioria dos carros de produção (185/65 R20) e feitos pela Bridgestone com um composto especial que permite obter uma resistência à rodagem bem mais baixa do que aquela encontrada em um pneu convencional.
Alimentado por uma bateria de 100 kWh que é 30% mais leve e 50% menor do que aquela usada em um EQS de produção, o Vision EQXX traz ainda um conjunto motriz mais eficiente, que desenvolve 245 cv e funciona com uma eficiência de 95% em aproveitamento de energia.
Outro detalhe relevante são as placas solares no teto, que alimenta a bateria de 12 V responsável por alimentar acessórios - como a central multimídia - e resultam em um ganho de 25 quilômetros de autonomia a cada 1.000 quilômetros.