Michelin e Chevrolet desenvolvem pneu sem ar

Protótipos já estão em fase de testes e podem chegar ao mercado em 2024

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Michelin e Chevrolet desenvolvem pneu sem ar
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A fabricante de pneus Michelin e a montadora Chevrolet anunciaram uma parceria para desenvolver um pneu que não necessita de ar para rodar. É isso mesmo: sem ar! E ele pode estrear daqui a cinco anos nos futuros modelos da marca.

A história não chega a ser inédita. Em 2009, a Michelin apresentou o Tweel. Um pneu que não precisava de ar para funcionar. Ele existe até hoje, mas só é utilizado em máquinas pesadas para trabalho e nunca chegou a nenhum veículo de produção.

Pneu desenvolvido pela Michelin e Chevrolet não tem ar
Pneu desenvolvido pela Michelin e Chevrolet não tem ar
Crédito: Divulgação/Michelin
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Isso deve acabar em 2024, quando o desenvolvimento do Uptis, novo pneu sem ar da Michelin, ser concluído. A ideia é simples: uma série de molas no centro do pneu que pressionam os dois lados para permitir o rolamento. As pequenas molas são feitas de borracha e fibra de vidro reforçada.

De acordo com a Michelin, o Uptis aguenta o peso do carro sem problemas, além de ajudar em curvas e melhor a aderência do carro em situações de chuva.

Tecnologia não chega a ser uma novidade
Tecnologia não chega a ser uma novidade
Crédito: Divulgação/Michelin
toggle button

Por não precisar de um de pneu sobressalente ou pressão de ar, a Michelin diz que a Uptis também ajudará a reduzir o peso dos carros, o que consequentemente, ajudará na eficiência do automóvel.

Os testes estão previstos para terminar em 2024, quando a Chevrolet começará a equipar seus novos modelos com esse tipo de pneu. O futuro é logo ali.

VÍDEO RELACIONADO

Comentários