A Mini confirmou a ideia de preço que estimamos na tarde desta terça-feira (18): o Aceman chega ao Brasil nas próximas semanas em duas versões, E e SE, por R$ 254.990 e R$ 304.990, respectivamente.
O Mini Aceman é o carro que a marca britânica desenvolveu para competir com Volvo EX30, BYD Yuan Plus, o futuro Kia EV3, Zeekr X e demais SUVs compactos 100% elétricos do segmento premium.
Importado da China, o modelo tem 4,08 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,51 m de altura, com 2,61 m de entre-eixos. Mais ou menos o tamanho do Mini Countryman de primeira geração.
Compacto, portanto, o modelo tem preço para disputar mercado contra o BYD Seal e o próprio Volvo EX30, de fato seu maior rival no cenário brasileiro de carros elétricos do segmento premium.
São duas versões:
O Aceman de entrada manteve o motor oferecido lá fora, com bateria de 38,5 kWh capaz de fazer o modelo entregar 184 cv de potência e 29,5 kgf.m de torque - com esse conjunto, o carro acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e chega à velocidade máxima de 170 km/h.
Segundo a Mini, essa versão tem 253 quilômetros de alcance na avaliação do PBEV do Inmetro, e precisa de 4h15min de recarga em corrente alternada (AC) para atingir 100% de carga - em corrente contínua de carregadores ultrarrápidos (DC), a Mini garante recuperação de 10% a 80% da bateria em 28 minutos.
A versão mais cara do Aceman tem bateria maior, mais força e ainda mais equipamentos, sobre os quais falaremos adiante. A bateria tem um módulo a mais, que faz a capacidade subir para 49,2 kWh. São 218 cv de potência e 33,6 kgf.m de torque. O zero a 100 km/h acontece em 7,1 segundos e a máxima é de 180 km/h.
Com 270 quilômetros de autonomia de acordo com as medições do PBEV (17 quilômetros a mais que a versão de entrada), o Mini Aceman SE exige 5h45min para completar a recarga em recarregadores de corrente alternada (AC) e 31 minutos para recuperar de 10% a 80% em carregadores do tipo DC.
Há algumas diferenças de equipamentos entre as versões - até porque seria difícil a Mini justificar os R$ 50 mil de diferença entre as duas apenas por causa de um módulo que altera ligeiramente a potência e o alcance dos carros.
O Mini Aceman E vem de série com tela OLED central de 24 centímetros com GPS integrado, assistente de direção e de estacionamento, bancos com ajuste elétrico e massageador, revestimento reciclável, ar-condicionado com duas zonas de atuação, carregador de celular sem fio, faróis em LED, rodas de liga leve de 18 polegadas e retrovisores com rebatimento, memorizador e projetor do logo Mini.
O SE tem tudo citado acima com o acréscimo dos assistentes de direção e estacionamento melhorados (chamados pela Mini de "Plus"), GPS com realidade aumentada, bancos esportivos tipo "John Cooper Works", head-up display, sistema de som da Harman/Kardon, câmera interna, seletor de modos de condução e rodas diferenciadas (também de 18 polegadas).
São sete opções de cores para a carroceria (Cinza Melting, Azul Sunset, Branco Nanuq, Cinza Legend, Preto Midnight, Verde British e Vermelho Rebel) e três opções para o teto (preto, branco ou na cor da carroceria) para o Aceman E.
Para o Aceman SE, são 10 cores para a carroceria (Cinza Melting, Azul Blazing, Azul Icy Sunshine, Azul Sunset, Branco Nanuq, Cinza Legend, Preto Midnight, Verde British, Verde Ocean Wave e Vermelho Rebel) e quatro opções para o teto (Preto, Branco, Multitone Azul ou na cor da carroceria). A Mini oferece dois anos de garantia total e oito para o conjunto mecânico.