A notícia é triste. Em breve, nenhum modelo AMG da Mercedes-Benz será equipado com o M279. É assim que o V12 6.0 biturbo é conhecido internamente. Sem estipular uma data, Tobias Moers, chefão da divisão esportiva, afirmou à revista norte-americana "Car & Driver" que “eventualmente esse motor irá desaparecer da linha AMG”. Moers ainda completou dizendo que os modelos no topo de linha de alta performance vão seguir outro rumo”. O executivo só não revelou que caminho será esse.
Uma das opções é expandir ainda mais o uso do V8 4.0 soprado por dois turbocompressores que está em toda linha 63 da AMG e, como vimos recentemente, a potência pode chegar aos 639 cv do Mercedes-AMG GT 4-Door Coupé. Em sua utilização mais nervosa, o V12 – mais pesado e menos eficiente – fornece 629 cv de força. Hoje ele equipa o S650 Maybach, versões 65 da Classe S e SL, e também está presente na edição final do jipão G65.
Nunca mais veremos esse motor? Bom, não em um Mercedes-Benz. Porém, Moers confirmou que o V12 continuará sendo produzido para outras marcas. Vale lembrar que a Pagani utiliza a unidade de força no Huayra.