E tem SUV novo na área. A Toyota revelou oficialmente a sexta geração do RAV4.
O tradicional SUV médio da marca japonesa estreia com um visual bem diferente do que vemos no carro atual, além de incorporar várias novidades técnicas.
Para desenhar esse RAV4 de sexta geração, a Toyota trocou as linhas tipicamente nipônicas e bem comportadas por um desenho mais ousado e robusto. Assim, reforçou o lado aventureiro do modelo - que andava meio esquecido nas últimas gerações.
Nessa tentativa de deixar o RAV4 mais robusto, a Toyota trouxe conjuntos de rodas maiores para o modelo - de até 20 polegadas - e mexeu em algumas medidas da carroceria, ainda que de maneira bem sutil.
O novo RAV4 mede até 4,62 m de comprimento (2 cm maior que o atual), 1,85 m de largura, 1,72 m de altura (3 cm mais alto) e 2,69 m no entre-eixos (ganho de 4 cm).
Por dentro, o novo RAV4 também deixou de ser um típico Toyota e agora exibe um visual mais genérico. O novo painel é bem horizontalizado, com uma tela digital de 12,3 polegadas flutuante para o quadro de instrumentos e outra de até 12,9 polegadas - no mesmo estilo - para a central multimídia.
Certamente você já viu esse layout em outros modelos de outro país asiático. Para não dizer abandonou totalmente a tradição, a Toyota manteve um bom número de comandos físicos no painel. A praticidade agradece!
Todas essas mudanças foram feitas mantendo a mesma plataforma TNGA-K do antecessor, embora com atualizações para deixar a estrutura mais rígida.
E a nova geração do RAV4 estreia 100% eletrificada, em variações híbrida convencional (HEV) e plug-in (PHEV). No caso da plug-in, o SUV será o primeiro modelo da Toyota equipado com a sexta geração do conjunto híbrido "plugado" da empresa.
Agora com uma bateria maior, o RAV4 PHEV - em sua configuração para os Estados Unidos - pode rodar cerca de 100 quilômetros (ciclo WLTP) no modo 100% elétrico. O potência do conjunto também cresceu, e foi para 324 cv.
E dependendo da versão, agora o RAV4 é compatível com carregadores rápidos do tipo DC, que permitem elevar a carga da bateria motriz de 10% a 80% em cerca de 30 minutos.
O RAV4 HEV também ficou mais poderoso e agora despeja 239 cv de potência, na variação com tração integral, ou 229 cv de potência na nova configuração com tração apenas nas rodas dianteiras.
O pacote tecnológico do modelo também foi atualizado. O modelo será o primeiro equipado com o pacote Toyota Safety Sense 4.0.
Sem entrar em muitos detalhes, a Toyota ressaltou que essa versão 4.0 do seu pacote ADAS passou por mudanças de hardware e software para melhorar as suas "capacidades de detecção".
Outra novidade é a nova geração do sistema multimídia da empresa. Agora tem mais funções e é integrado a um assistente de voz mais ágil e preciso.
A nova geração do Toyota RAV4 começará a ser vendida nos Estados Unidos até o final do ano. Mas é questão de tempo até esse novo RAV4 chegar a outros mercados internacionais. Segundo a marca, o modelo é comercializado atualmente em mais de 180 países e regiões.
Isso inclui o Brasil, onde o atual RAV4 é vendido nas variações HEV e PHEV, com preços que partem de R$ 349.290.