Muscle car troca V8 por motor elétrico de Tesla

Plymouth Satellite 1970 faz bonito nas arrancadas sem gastar uma única gota de gasolina

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Guilherme Silva
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Se nos anos 1970 os muscle cars eram o sonho de consumo da juventude norte-americana por causa do visual intimidador e da potência de seus enormes motores V8 sedentos por gasolina, hoje em dia esses carros têm deixado as coleções de clássicos para servirem em projetos, no mínimo, curiosos.

O youtuber Rich Benoit, conhecido por apresentar diversos projetos de veículos de alto desempenho, mostrou um Plymouth Satellite 1970 que teve o motor V8 a gasolina substituído pelo conjunto motriz de um Tesla Model S 100D 2018.

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No Model S 100D, os dois motores elétricos fornecem 520 cv e 67 kgf.m de potência e torque combinados, respectivamente. Dotado de tração integral, o sedã elétrico acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos, atinge velocidade máxima de 230 km/h e tem autonomia superior a 550 km.

Plymouth teve de receber parte da estrutura do Tesla para acomodar as baterias de 100 kW
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Segundo o dono do carro, chamado de Electrollite, a conversão do muscle car em elétrico demorou um ano e meio. Além do motor movido a eletricidade, o Plymouth teve de receber parte da estrutura do Tesla para acomodar as baterias de 100 kW com 402 km de autonomia, entre outros componentes eletrônicos.

Do sedã elétrico, o antigo Plymouth ainda aproveitou outras tecnologias modernas, como a direção com ajuste e assistência elétrica, bancos dianteiros com aquecimento, sistema de ar-condicionado. No entanto, para manter a sua essência “rebelde”, o muscle car manteve a tração traseira e não recebeu o sistema antitravamento dos freios (ABS) e os controles de estabilidade e tração do Tesla.

Electrollite foi criado para participar de provas de arrancada e já foi testado em um evento
Crédito: Divulgação
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Criado para participar de provas de arrancada, o Electrollite foi testado em um evento onde vários Tesla Model S disputavam corridas na reta de um quarto de milha de extensão. Segundo as medições, o muscle car elétrico percorreu os 402 metros da pista em 12,4 segundos, e passou pela linha de chegada a 170,5 km/h.

Nada mau para um carro de mais de 50 anos, que sofreu várias modificações para fazer bonito nas pistas sem emitir ruídos e nem consumir uma gota de gasolina.

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