Mustang ou Barracuda: qual foi o 1º muscle car?

Assunto rende discussão até hoje entre especialistas e apaixonados pela filosofia muscle car. Mas qual foi o primeiro?

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Mustang ou Barracuda: qual foi o 1º muscle car?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

No mundo dos muscle cars uma das maiores discussões fica por conta da origem dessa categoria: afinal, qual foi a marca que criou esse segmento? Qual foi o 1º muscle car desenvolvido e apresentado de fato por um fabricante? Qual foi o que chegou às ruas antes? No segundo capítulo da coluna Muscle Culture, vamos falar sobre essa discussão.

Muscle Culture
Muscle Culture, coluna do jornalista André Deliberato no WM1, portal de notícias da Webmotors
Crédito: WM1

Muscle Culture é a coluna de André Deliberato no WM1, portal de notícias da Webmotors, que traz curiosidades sobre a famosa filosofia norte-americana dos anos 1960 e 1970. Clique para rever o 1º capítulo.

O que é muscle car?

Antes de falarmos sobre quem chegou primeiro, precisamos entender o conceito de muscle car. Se você não conhece a filosofia, recomendamos fazer uma breve pesquisa para entender, ainda que "por cima".

Muscle car [também chamado em alguns lugares de pony car] - "carro musculoso", na tradução direta do inglês - é um termo usado para definir uma categoria de carros esportivos com potência, tamanho e desempenho elevados, nascidos e fabricados originalmente entre os anos 1960 e 1970.

Normalmente, um muscle car é definido e representado por um modelo cupê (carroceria com três volumes e duas portas), com motor V8 - ou outro bloco que seja extremamente potente - tração traseira e desenvolvido para dois passageiros, embora existam muscles com espaço para quatro.

Pense em modelos como Ford Mustang, Chevrolet Camaro, Dodge Challenger e Charger, Pontiac GTO etc. Agora que temos em mente o que é um muscle car, vamos ao embate.

Ford Mustang é de 1964
Ford Mustang foi apresentado oficialmente no dia 17 de abril de 1964, na feira de Nova York
Crédito: Reprodução

Treta

A Ford alega, sem medo, ter sido o primeiro fabricante a produzir e lançar um muscle car, com a estreia da primeira geração do Mustang, no dia 17 de abril de 1964, na feira mundial de Nova York.

A Chrysler e alguns historiadores discordam e lembram que o Barracuda, da Plymouth (uma das marcas do Grupo Chrysler), havia sido apresentado duas semanas antes. Devido a isso alguns registros históricos dão ao "Cuda" (apelido do Barracuda) o título de primeiro muscle car da história.

É aí que a Ford contra-ataca. Também de acordo com especialistas e historiadores, o projeto Mustang da Ford existia desde 1961, quando até mesmo um primeiro protótipo do esportivo, ainda em fase de desenvolvimento, chegou a ser apresentado mundialmente em eventos automotivos.

Isso nos faz pensar o seguinte: se o Mustang apresentado oficialmente em 1964 chegou a aparecer em Salões de Automóveis em 1961, ainda que em formato conceitual, supomos que o Plymouth Barracuda mostrado naquele fatídico início de abril de 1964 também não começou a ser desenvolvido da noite para o dia, embora não tenha aparecido antes - nem em formato de protótipo.

Para apimentar ainda mais a discussão, outros especialistas no assunto também garantem que o Barracuda foi mostrado antes do Mustang naquele mês, mas só começou a ser vendido no fim do mesmo ano, enquanto que o Mustang teve início de vendas quase que imediato.

Afinal, foi artimanha estratégica da Plymouth ou o Barracuda de fato chegou antes? Como falamos no começo do texto, essa discussão acontece até hoje e, pelo visto, ainda não tem data para acabar.

 Barracuda foi mostrado duas semanas antes do Mustang, mas vendas só começaram meses depois
Legenda: Barracuda foi mostrado duas semanas antes do Mustang, mas vendas só começaram meses depois
Crédito: Reprodução

Todos os meses a coluna Muscle Culture traz curiosidades e informações sobre a famosa filosofia norte-americana de muscle cars, com André Deliberato. Instragram/Twitter: @andredeliberato.

Comentários