O canal de notícias da Webmotors

Nivus GTS: números comprovam acerto da Volkswagen

Emplacamentos da versão esportiva do SUV nos três primeiros meses são maiores que as de Polo GTS e Virtus GTS

por Marcelo Monegato

A Volkswagen acertou com a decisão de aposentar o Virtus GTS e o Polo GTS, e lançar o Nivus GTS. E não se trata de uma opinião, mas sim de um fato comprovado com números. De acordo com dados obtidos com exclusividade pelo WM1, nos três primeiros meses de vendas, o Nivus GTS registrou 852 unidades emplacadas. Já Polo GTS e Virtus GTS somaram, nos seus três primeiros meses de vida, 518 e 167 emplacamentos, respectivamente. Lançado em 2020, o Nivus chegou ao mercado com apenas duas versões, Comfortline e Highline. Com o tempo, pensando em ganhar mais espaço no mercado das vendas diretas, especialmente com o público PcD (Pessoa com Deficiência), a opção Sense abaixo de R$ 120 mil foi introduzida.
E somente agora, em 2025, a Volkswagen lançou a configuração esportiva GTS - o que para muitos é relativamente tarde, especialmente porque a Fiat já tem no mercado há alguns anos o Pulse Abarth e o Fastback Abarth.
Na época do lançamento do Nivus, Polo GTS e Virtus GTS tinham acabado de chegar ao mercado - foram apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, e estrearam nas concessionárias em 2020.
Com a primeira atualização mais profunda do Virtus, em 2024, a opção GTS foi aposentada para dar lugar à Exclusive. Já o Polo GTS "morreu" aos poucos, assim que o Nivus GTS teve seu lançamento confirmado.

E a decisão da Volkswagen de acabar com Polo GTS e Virtus GTS para dar espaço para o Nivus GTS faz todo o sentido, já que o Brasil tem se tornado cada vez mais um país de SUVs e menos de hatches e sedãs.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 53,3% dos carros novos emplacados nos seis primeiros meses de 2025 foram SUVs. Em 2024, esta fatia do mercado já era de 47,5%.
Apenas como forma de comparação, os hatches representaram 31,3% e os sedãs, 13,8% - dados do primeiro semestre deste ano.

Nivus GTS: luz de alerta!

Apesar de a decisão ter sido acertada - e os números comprovam a decisão -, o Nivus GTS já começa apresentar uma retração nos números. Ainda segundo dados obtidos com exclusividade pelo WM1, de maio para junho a versão esportiva já teria registrado uma queda nas vendas de aproximadamente 20%.
Enquanto isso, as outras configurações apresentaram crescimento, especialmente a Sense, beneficiada pelos clientes que foram às concessionárias da Volkswagen atrás do Tera 1.0 TSI manual de R$ 116.990, mas viram melhor custo-benefício no Nivus Sense 1.0 TSI automático, que parte de R$ 119.990.

Qual o valor do Nivus GTS?

O Volkswagen Nivus GTS custa R$ 179.990. É a versão mais cara do SUV no mercado brasileiro. Os únicos opcionais são rodas de liga leve de 18 polegadas, que custam R$ 2.110, e a cor, que pode resultar em um acréscimo de R$ 900 a R$ 1.750, dependendo do gosto do cliente. Confira avaliação do Volkswagen Nivus GTS.
Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:NIVUS

Ficha técnica

Motorização e Desempenho

Consumo

Dimensões

Rodas e Pneus

Segurança

Conforto e Conveniência

Tecnologia e Conectividade

Design Exclusivo GTS



Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:NIVUS

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas