Novo Elantra pode ser produzido no Brasil

Veja os carros da Hyundai e da Chery cotados para cá após anúncio de investimento na fábrica goiana do Grupo Caoa

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Fernando Miragaya
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Projeto antigo do Grupo Caoa, o novo Elantra está cotado para ser produzido no Brasil. O sedã médio, que a empresa estuda fazer em Anápolis desde o início dos anos 2010, pode ser a bola da vez para ganhar cidadania brasileira após o anúncio de investimento da montadora em sua fábrica goiana.

Segundo fontes ligadas ao grupo, o novo Elantra é um dos favoritos para se beneficiar do aporte de R$ 1,5 bilhão para os próximos cinco anos revelado na última segunda-feira (23/11) pelo fabricante. Com essa grana, a Caoa irá produzir 10 novos veículos na unidade, entre modelos Hyundai, Chery e uma terceira marca, provavelmente a Exeed, espécie de braço de luxo da chinesa.

Essa sétima geração do Elantra tem 4,68 m no comprimento e entre-eixos de 2,72 m, maior que boa parte dos sedãs médios concorrentes (Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Cruze, VW Jetta, Kia Cerato e Nissan Sentra). Lá fora o carro também tem opção híbrida, com motor ciclo Atkinson, outro elétrico de 32 kW, caixa de dupla embreagem, potência combinada de 139 cv e 27 kgf.m de torque.

Novo Hyundai Elantra na cor vermelha em movimento na estrada ao fundo paisagem de deserto
Novo Elantra seria carta na manga da Hyundai para "consolar" os "órfãos" de sedãs médios
Crédito: Divulgação

A Caoa estuda vários veículos para serem feitos em Goiás. Porém, neste momento, pesa a favor do novo Elantra o posicionamento de mercado e a margem de lucro - maior que em segmentos compactos.

Apesar de o segmento de sedãs médios estar estagnado, a marca estaria de olho justamente em "órfãos" de recentes - e futuras - baixas. Ou seja, o Grupo Caoa quer mirar em clientes do Ford Focus Sedan, que deixou de ser vendido, do Cruze - que deve ser descontinuado - e até do Citroën C4 Pallas (outro que parou de ser mandado para cá).

Tem ainda a dúvida da Honda, se mantém a produção da próxima geração do Civic aqui ou investe em SUVs. E o Jetta, que deve ter a linha reduzida.

Sedã pequenino

Hyundai Xcent Ou Aura
Hyundai Xcent, também conhecido como Aura, é menor que o HB20S

Modelos mais certos para serem produzidos no Centro-Oeste são os reestilizados Chery Tiggo 2 e Tiggo 5X, que já mudaram lá fora. Ainda da parte da Hyundai, tem a nova geração do Tucson. E informações do Jornal do Carro dão conta de que a montadora deve produzir por lá o pequeno Aura - também conhecido como Xcent.

Trata-se de um sedã baseado no i10 e menor que o HB20S. Vendido na Índia, ele tem 3,99 m de comprimento e 2,45 m de entre-eixos - respectivamente 27 cm a menos e 2 cm mais curto que um Ford Ka Sedan. A capacidade do porta-malas é de 402 litros.

 

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