Novo Jeep Grand Cherokee chega por R$ 569.990

Quinta geração do SUV mais premiado da história desembarca em lote inicial de 150 unidades e quer clientes de Volvo XC90

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André Deliberato
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A quinta e mais nova geração do Jeep Grand Cherokee chega ao Brasil nesta semana. Neste primeiro lote, adquirido para este ano, 150 unidades serão importadas e oferecidas em 80 revendas que foram preparadas para ter os produtos da linha 4xe - e, agora, a nova opção mais cara da empresa no país, que já está na linha 2024.

Híbrido, o novo Grand Cherokee chega por R$ 569.990 com tecnologia de ponta. Vai mirar em clientes que hoje olham para Volvo XC90 e demais SUVs do mercado premium, como Audi Q5 e Q7, BMW X3 e X4, Mercedes-Benz GLE, BYD Tan e demais utilitários e carros em geral dessa faixa de preço.

O fornecimento da importação, ao contrário do que parece, não será por lotes. De acordo com Everton Kurdejak, vice-presidente de operações comerciais da Jeep, a partir do ano que vem o SUV passará a vir de maneira contínua, apesar de a marca ainda não conseguir estimar a quantidade - justamente por conta da instabilidade fabril que acontece atualmente nos Estados Unidos.

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Como é o novo Jeep Grand Cherokee

Totalmente novo, o carro é feito sobre uma plataforma chamada WL e recebe as tecnologias híbridas do tipo plug-in que a marca nomeia como 4xe - assim como o Compass, menor, que vem da Itália e é feito em outra plataforma.

O novo Grand Cherokee é grande. São 4,91 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,80 m de altura e 2,96 m de entre-eixos, com 580 litros de volume no porta-malas, 609 quilos de capacidade de carga e 2.332 quilos de carga máxima rebocável.

Por baixo, traz conjunto poderoso. Une um motor de quatro cilindros 2.0 turbo a combustão, movido a gasolina e com injeção direta, a dois elétricos de alta tensão e baterias de 17,3 kWh. Na somatória, ele pode entregar até 380 cv e 65 kgf.m de torque.

Vale lembrar que, assim como no Compass, são três modos de "uso": "hybrid", onde todos os motores atuam em conjunto; "e-save", quando apenas o motor térmico é usado para poupar a bateria; e "elétrico", onde o carro pode rodar só com os motores alimentados pelas baterias, por até 29 quilômetros.

O câmbio é automático, de oito marchas, e o sistema de tração obviamente é 4x4 permanente, que recebe comandos do ótimo sistema de tração Quadra-Trac 2, que tem cinco modos de uso (selecionados pelo Selec-Terrain). Também há câmera frontal ideal para uso off-road.

Segundo a marca, com essa configuração mecânica o SUV é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 6,3 segundos e, mesmo assim, ter consumo médio de 19,3 km/litro - vale ressaltar que o jipe ainda pode rodar 29 quilômetros no modo puramente elétrico, que pode ser completamente recarregado em tomadas 220 Volts em apenas 2h30.

Tudo de acordo com o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), do Inmetro.

Jeep Grand Cherokee 4xe 2024
O Jeep Grand Cherokee 4xe 2024 faz de zero a 100 km/h em 6,3 segundos - são mais de 60 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
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Completaço

Bem recheado, o Grand Cherokee chega com itens que nenhum outro carro da marca oferecido no Brasil já teve.

Na parte externa, além da câmera frontal - que a Jeep chama de Trailcam - já citada, o SUV vem com conjunto óptico frontal e traseiro inteiros em LED, rodas de alumínio de 20 polegadas calçadas por pneus 265/50 R20 e badges da linha 4xe com detalhes em azul.

São quatro cores disponíveis: preta, branca, prata e cinza.

Por dentro, há três telas coloridas (no quadro de instrumentos, na posição da central multimídia e uma à frente do passageiro) que se unem ao head-up display (HUD) e ao retrovisor digital por câmera - para dizer que são mais de 50 polegadas de tela oferecidas aos usuários.

Jeep Grand Cherokee 4xe 2024
As três telas no painel se unem ao head-up display e ao retrovisor digital e formam um conjunto de mais de 50 polegadas
Crédito: Divulgação
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A tela atrás do volante tem 10,25 polegadas; a da central, 10,1 polegadas; a do passageiro também tem 10,25 polegadas, assim como a do cluster; e o head-up display do Grand Cherokee tem exatas 10 polegadas.

No quadro de instrumentos, são mais de 20 diferentes tipos de menu, acesso ao mapa do sistema de navegação nativo e informações sobre o sistema de assistência à condução - o Grand Cherokee vem de série com o "Adas" nível 2.

Já na central multimídia Uconnect o carro reúne páginas sobre o carro e seu uso em trechos de off-road, conexão de celular sem fio via Android Auto e Apple Carplay, seletor do modo de condução, modo vallet e os comandos do ar-condicionado, que tem duas zonas de resfriamento.

Mais abaixo, a Jeep também oferece um carregador de celular sem fio. São oito entradas USB (quatro USB-A e quatro USB-C, sendo duas de cada na frente e duas de cada para os bancos traseiros) e uma HDMI, que não está habilitada para o mercado brasileiro por conta da nossa legislação.

Essa porta HDMI, lá fora, pode ser usada pelo carona e para quem senta atrás - caso o carro tenha, como acessório, telas para os bancos traseiros. Pelo cabo, é possível escolher o que o passageiro da frente e os caronas de trás vão assistir.

Mas, como dissemos... Isso é só lá fora.

Destaque também para a roldana giratória do câmbio, chamada de rotary shifter e para o sistema de som da grife Alpine, com nove alto-falantes com subwoofer e amplificador com 506 Watts.

Também há, por fim, teto solar panorâmico, bancos dianteiros e volante com aquecimento, e alguns easter eggs espalhados por todo o veículo.

O Jeep Grand Cherokee vem em versão única ao país, híbrida, capaz de rodar 29 quilômetros só com bateria
Crédito: Divulgação
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Segurança e tecnologia

O SUV também vem completo em termos de segurança ativa e passiva. De série, traz oito airbags, reforços de alumínio em toda a estrutura e célula de segurança em aço de alta resistência.

Para quem usa o carro no fora-de-estrada, também vem com controle de descida, 61 cm de capacidade de imersão na água e cerca de 2,3 toneladas de capacidade de reboque.

A suspensão, nos dois eixos, é do tipo multibraços e independente.

O "Adas" nível 2, já mencionado, incorpora no mesmo pacote sistema de comutação automática dos faróis, assistente de colisão de interseção, frenagem automática de emergência, monitoramento da mudança de faixa, sensor de ponto cego com detector de tráfego cruzado, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), câmera 360° e centralizador auxiliar de faixas.

O SUV chega para ser a opção mais cara, completa, tecnológica e espaçosa da Jeep no Brasil
Crédito: Divulgação
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Público alvo

A Jeep quer clientes de SUVs do mercado premium, como compradores de Volvo XC90, embora este não tenha oferta de sete lugares com o Grand Cherokee.

Desse modo, olha com carinho para homens e mulheres com mais de 50 anos, casados e, em sua maioria, empresários e/ou profissionais independentes.

Além do preço, também vai oferecer diversas opções de acessórios e personalização - como tapete de porta-malas, soleiras exclusivas e estribos laterais.

E nós apostamos que o que a marca trouxer, vai vender.

O Grand Cherokee mais rápido da geração anterior