A Toyota resolveu fazer uma mudança radical no Prius. Em sua quinta geração, revelada nesta quarta-feira (16), o carro híbrido de visual tradicionalmente estranho e desempenho morno, deu lugar a um modelo completamente novo, mais elegante e equipado com um conjunto motriz de até 223 cv.
Feito sobre uma nova geração da plataforma modular TNGA, o novo Toyota Prius deixa de ser um Corolla Hybrid com outra casca e se torna um carro com personalidade própria e linha mais ousadas.
Na comparação com o carro de quarta geração, o novo híbrido tem carroceria 5 cm mais baixa e 4,6 cm mais curta, mas com entre-eixos 5 cm mais longo e 2,2 cm mais larga. Para completar, as rodas agora são de 19 polegadas.
O interior também ficou mais sofisticado, com a adoção do painel digital e da multimídia com tela no estilo flutuante e iluminação ambiente em LED - que funciona em coordenação com o Toyota Safety Sense e muda de cor para alertar o condutor sobre perigos na pista.
Por falar em Safety Sense, além dos assistentes eletrônicos de condução, o novo Prius também tem sistema de estacionamento autônomo com comando remoto via app.
Além dessa quase revolução no visual, a Toyota mexeu também nas opções de conjunto mecânico do Prius. A versão híbrida convencional chega a 193 cv ao combinar um motor 2.0 a gasolina com um propulsor elétrico. São 71 cv a mais do que no Corolla Hybrid vendido por aqui.
Já a variação híbrida plug-in chega a 223 cv. O conjunto motriz permite que o Toyota acelere de zero a 100 km/h em bons 6,7 segundos.
Com a bateria posicionada sob o banco traseiro, no lugar de parte do porta-malas, o novo Prius "plugado" tem um centro de gravidade mais baixo e um comportamento dinâmico mais esportivo.
Em rendimento, a marca japonesa destaca que a nova geração do híbrido plug-in tem um alcance 50% maior que o antecessor. Levando em consideração que a quarta geração roda até 40 quilômetros no modo 100% elétrico, a expectativa é que o novo Prius tenha uma autonomia de pelo menos 60 quilômetros.
O Toyota Prius de quinta geração chega ao mercado internacional ainda este ano, na versão híbrida convencional. Já o plug-in está programado para o fim do primeiro semestre de 2023.