As vendas de carros e comerciais leves cresceram 6,42% em agosto em relação a julho, de acordo com relatório mais recente da Fenabrave (associação das concessionárias), divulgado nesta quarta-feira (2). No entanto, na comparação com o mesmo mês de 2019, a queda é de 35,75% - quando consideramos carros, comerciais leves, motos, caminhões e ônibus.
Na prática, o mercado mostra boa recuperação em relação à "pausa" de abril e maio causada pela pandemia do novo coronavírus, mas também prova que dificilmente irá terminar o ano com números maiores que os que foram vistos no ano passado. A esperança dos executivos da Fenabrave e de fabricantes é de que os números continuem em crescimento nos próximos meses.
Abaixo, seguimos com nosso ranking tradicional de mais vendidos: apontamos quem foi o líder das cinco principais categorias do mercado nacional de carros, hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
Depois de perder a medalha de ouro para o Volkswagen T-Cross em julho, o Chevrolet Onix recuperou a posição de carro mais vendido do Brasil - e obviamente manteve o posto de líder entre todos os hatchbacks do mercado. Em agosto foram 10.609 unidades vendidas do modelo da GM, contra 8.489 do segundo colocado, o Hyundai HB20; e 7.912 do terceiro, o Volkswagen Gol.
O Onix Plus manteve mais uma vez o posto de sedã mais vendido do Brasil. Ele ocupa essa posição desde seu segundo mês cheio de vendas, em novembro de 2019. No mês passado, ele teve 5.974 licenciamentos - sempre importante registrar que a Fenabrave contabiliza a nova geração e também o antigo Prisma, agora chamado Joy Plus, que responde por cerca de 20% das vendas totais.
Na sequência da lista de três-volumes, surpresa: o segundo colocado em agosto foi o Volkswagen Virtus, com 3.240 emplacamentos, número que o fez assumir a posição que era do Toyota Corolla - que ficou em terceiro entre os sedãs no mês passado, com 3.196 unidades.
Volkswagen T-Cross outra vez vendeu bastante e abocanhou a medalha de ouro da categoria. Em agosto, foram 6.455 unidades emplacadas. No acumulado do ano (de janeiro a agosto), ele também é o utilitário mais emplacado do Brasil, com 37.260 licenciamentos - "um mês" à frente do Jeep Renegade, segundo colocado na temporada com seus 30.655 carros vendidos.
A segunda colocação no mês passado ficou com o Chevrolet Tracker, que teve 5.899 registros. O terceiro foi o Jeep Compass, com 5.221 unidades, seguido de pertíssimo pelo "irmão" Renegade, que fechou o relatório com 5.211 emplacamentos - apenas 10 carros a menos.
A picapinha da Fiat que trocou de geração em junho segue arrebentando. A Strada foi o modelo mais vendido do segmento de picapes e comerciais leves em agosto, com incríveis 8.690 unidades, praticamente o dobro que a segunda colocada, a Fiat Toro, que vendeu 4.824 veículos no mês passado.
A terceira colocada foi a Volkswagen Saveiro, com 3.197 registros, seguida por Toyota Hilux (2.690) e Chevrolet S10 (2.063), que recebeu atualizações visuais para a linha 2021 há poucas semanas.
O Porsche 911 mais uma vez dominou o segmento de alto luxo em agosto. Foram 46 unidades vendidas no mês passado, contra 28 do Porsche Boxster, o segundo colocado. Já o Ford Mustang terminou em terceiro, com 19 emplacamentos, embora estes dois últimos troquem de posição quando somamos os números acumulados do ano.
Em 2020, o Porsche 911 lidera o segmento com 608 unidades comercializadas, seguido por Ford Mustang (245) e Porsche Boxster (214). É importante destacar que nessa categoria levamos em consideração somente modelos "nascidos" esportivos - não consideramos, por exemplo, versões esportivas feitas em carros que já existem, como BMW M5, Renault Sandero RS ou Audi RS6.



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