O canal de notícias da Webmotors

Os elétricos e híbridos mais vendidos do Brasil

O mercado de carros eletrificados não para de crescer no Brasil: no último trimestre, as vendas aumentaram 115%

por Nicole Santana

De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de carros eletrificados leves no Brasil cresceram 115% no primeiro trimestre de 2022. Foram comercializados um total de 9.844 carros elétricos e híbridos nos três primeiros meses do ano, contra 4.582 no mesmo período de 2021.

Conforme explica a ABVE, o resultado comprova que os veículos elétricos e híbridos seguem uma tendência inversa à do mercado total de vendas domésticas de automóveis e comerciais leves, que caiu 25% durante os primeiros três meses de 2022, no comparativo com o mesmo período de 2021, segundo a Fenabrave.

Confira ofertas de carros elétricos e híbridos no estoque Webmotors!

Ao analisar apenas o mês de março, os 3.851 emplacamentos de eletrificados representam aumento de 106% sobre mesmo mês do ano anterior e de 12% sobre fevereiro de 2022.

O último mês também foi o terceiro melhor da série histórica, só superado por dezembro e agosto de 2021, período no qual o setor emplacou 4.545 e 3.873, respectivamente.



Crescimento constante do setor

O desempenho do primeiro trimestre confirma o bom momento da eletromobilidade no Brasil, que entra no terceiro ano seguido de crescimento, em contraste com a queda nas vendas domésticas totais.

A ABVE também afirma que a frota total de eletrificados leves no Brasil é de 86.986 veículos, e a tendência atual é de que os dados alcancem 100 mil unidades até o fim do primeiro semestre do ano.

Os números referem-se à soma de elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV). Entre os três, o setor que mais impulsiona o segmento são os HEVs.

Mesmo com bons números, para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, a participação de mercado do segmento ainda é baixa no país.

“A participação do mercado dos eletrificados ainda está abaixo do potencial do país. Apenas 2,6% no primeiro trimestre. Temos de avançar muito mais. Considerando somente os veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV), esse porcentual cai para 0,8%”, pondera Maluf.

Ele também afirma que ainda estamos muito atrasados em relação às principais áreas econômicas do mundo. Na Europa, as vendas de elétricos e híbridos plug-in (BEV e PHEV) corresponderam a 19% do mercado em 2021. Na China, a 15%. Nos Estados Unidos, a 4%.



Confira os carros híbridos e elétricos mais vendidos do país no último trimestre, conforme o segmento:


Top 5 dos HEVs mais vendidos no trimestre

Os HEVs são os carros elétricos híbridos. O segmento é o mais importante do setor atualmente no Brasil, já que é o detentor de maior número de vendas, com destaque para os carros da Toyota: Corolla e Corolla Cross.

Os HEVs a etanol, gasolina e diesel chegaram a 73% das vendas de eletrificados em março e a 68% no primeiro trimestre, após emplacar 6.711 unidades. Veja a lista dos cinco mais vendidos e o respectivo número de unidades vendidas.



Quer um Toyota híbrido? Dá uma olhada nas ofertas da Webmotors!

Os 5 PHEVs mais vendidos em 2022

Ao analisar apenas o segmento de PHEVs, ou seja, os híbridos plug-in, a Volvo é destaque. Com 499 unidades emplacadas no primeiro trimestre do ano, a marca vendeu mais que a soma do segundo e terceiro colocados.

O segmento - que passou a contar também com o Jeep Compass híbrido neste mês - representa uma participação de 19% dentro do setor de elétricos no último trimestre, com um total de 1.845 unidades emplacadas. Confira os cinco modelos plug-in mais vendidos e a quantidade de unidades comercializadas:



Veja aqui os Volvo híbridos disponíveis no estoque Webmotors!

Os BEVs, carros 100% elétricos, mais vendidos durante o período

Por fim, os BEVs são os carros 100% elétricos - segmento que acaba de ser reforçado com o lançamento do Renault Kwid Tech . Nesse caso, a Volvo também é líder através do XC40 Recharge. O segmento vendeu 1.288 unidades entre janeiro e março de 2022, o que representa 13% de participação. Com empate na terceira colocação, a lista de BEVs mais vendidos ficou com seis modelos, veja abaixo:



Prefere um elétrico da Volvo para sua garagem? Aqui tem!

O que os dados revelam sobre os carros elétricos

O crescimento relativo dos BEVs em relação aos PHEVs em março pode ser a expressão de duas tendências do mercado. A primeira delas se refere ao fato de que o comprador de carros premium está mais confiante em adquirir um BEV, em vez de um PHEV, graças ao aumento da oferta de opções de recarga doméstica e pública. Atualmente o país possui 1.250 equipamentos de recarga.

Além disso, o setor também foi impulsionado através do crescimento dos comerciais leves BEV, graças aos compromissos ambientais assumidos por grandes varejistas e empresas de logística de transporte urbano.

Comentários

Carregar mais