Em 2025, a Jeep celebra 10 anos de operação da fábrica de Goiana (PE). É um marco que não apenas simboliza o crescimento da marca no país, mas também representa uma virada no mercado automotivo nacional. Desde abril de 2015, quando o primeiro Jeep Renegade saiu da linha de produção do Polo Automotivo Stellantis, a marca norte-americana ganhou protagonismo no Brasil — especialmente no segmento de SUVs.
Nessa década de produção nacional, a Jeep se consolidou como líder entre os utilitários esportivos. Foram mais de 1,1 milhão de SUVs vendidos no Brasil, número que a posiciona como a marca que mais comercializou esse tipo de veículo no período, com o dobro de volume em relação à segunda colocada.
Mas, afinal, quais foram os modelos mais vendidos pela Jeep no Brasil nesses 10 anos? O ranking mostra a força dos produtos produzidos localmente — Renegade, Compass e Commander —, e o papel mais nichado dos modelos importados.
Jeep Renegade – 453.698 unidades
Jeep Compass – 373.786 unidades
Jeep Commander – 62.689 unidades
Lançado em 2015 como o primeiro Jeep produzido em solo brasileiro, o Renegade não demorou a cair no gosto dos consumidores. Com visual robusto, proposta urbana com pitadas de off-road e uma boa oferta de versões, o SUV compacto foi o líder da marca em volume de vendas — e, por alguns anos, do próprio mercado nacional de SUVs.
E mesmo deixando de ser o carro mais vendido pela marca há alguns anos, o sucesso dos primeiros anos do SUV compacto fez com que continuasse como o modelo mais emplacado pela marca na última década.
Em 2016, foi a vez do Compass chegar ao país. E o SUV médio não apenas complementou o portfólio, como se tornou um sucesso de público e crítica. Com quase 374 mil unidades vendidas desde o lançamento, o Compass consolidou a marca como referência no segmento de SUVs médios, inclusive com exportações para a América Latina.
O Jeep Commander, por sua vez, chegou em 2021 com uma missão mais ambiciosa: ser o primeiro modelo da marca desenvolvido no Brasil. Voltado para um público que buscava sofisticação e espaço para sete lugares, o Commander acumula mais de 62 mil unidades vendidas até agora.
Enquanto isso, os modelos importados — Cherokee, Wrangler, Gladiator e Grand Cherokee — representam uma fatia muito menor do mercado. Juntos, esses veículos somam pouco mais de 5 mil unidades comercializadas em 10 anos, confirmando o foco da Jeep no portfólio nacionalizado.
A fábrica de Goiana se tornou peça-chave para o desempenho da Jeep no Brasil. Responsável por produzir os três modelos mais vendidos pela marca no país, a planta pernambucana foi essencial para garantir competitividade, escala e abastecimento regional.
Mais do que isso: simbolizou um novo ciclo da indústria automotiva nacional, com produtos desenvolvidos localmente e voltados ao gosto do consumidor brasileiro.
Ao completar 10 anos, a Jeep também aponta para o futuro: a eletrificação está no radar, assim como a ampliação de sua presença na América do Sul. Mas é certo que o sucesso conquistado desde 2015 tem como base sólida o trio fabricado em Goiana (PE) — que representa mais de 98% das vendas da marca por aqui.