As peruas infelizmente devem acabar em breve no Brasil. Segmento tão querido de nosso país entre os anos 1980 e 1990, os modelos dessa categoria literalmente "sumiram" com o crescimento exponencial de SUV nos últimos 15 anos. Mas, afinal, quais são os modelos que sobraram nos dias de hoje?
Atualmente, só existem peruas para quem tem mais de R$ 300 mil para gastar em um automóvel zero km. São somente cinco opções, todas de marcas premium e na maioria dos casos em versões esportivas, elétricas ou superpreparadas. Quer saber quais são elas? Confira na lista abaixo!
O último lançamento dentro do segmento de stations wagons/shooting brakes no Brasil, classificação de carrocerias definidas como peruas, foi a Taycan Cross Turismo, que chegou recentemente ao país por módicos R$ 649 mil - valor da versão de entrada. A configuração mais cara da perua elétrica, que é baseada no primeiro superesportivo 100% elétrico da empresa, custa mais de R$ 1 milhão.
A Porsche Taycan Cross Turismo tem dois motores elétricos, um em cada eixo do carro, que juntos conseguem entregar 380 cv - que podem ser ampliados para 476 cv em um modo especial de corridas. O torque (instantâneo) é de 50,9 kgf.m. Com esses dados, tem autonomia máxima entre 389 km e 456 km, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e chegar a 220 km/h.
Acredite se quiser: hoje em dia, a perua zero km mais barata do mercado nacional é a importada Mini Clubman JCW, que custa R$ 309.990. Vendida somente na versão mais invocada, a Clubman tem motor 2.0 turbo de até 306 cv e tração nas quatro rodas. Um dos charmes do modelo, além de pegada ao volante como se fosse um kart, é a porta bipartida na traseira.
"Turismo" é a nomenclatura utilizada pela marca de Stuttgart para classificar suas peruas. E, nessa escala, a segunda opção da Porsche neste segmento é a belíssima Panamera Sport Turismo, vendida pelo preço inicial de R$ 629 mil - exatos R$ 20 mil a menos que a Taycan Cross Turismo, 100% elétrica.
A Panamera em questão também é eletrificada. No Brasil, a configuração da station escolhida foi a E-Hybrid, híbrida do tipo plug-in (recarregável em tomadas), que une um motor biturbo de seis cilindros em "V" a outro elétrico para gerar máximos 462 cv e 71,4 kgf.m de torque. Com câmbio automatizado PDK de dupla embreagem e tração integral, acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 s e chega a 275 km/h.
Agora a linha de peruas entra em uma categoria ainda mais nervosa, de carros super-preparados. Falamos da divisão "RS" da Audi e de sua primeira oferta no Brasil, a RS 4 Avant, feita sobre a perua do A4. Agora se prepare para os dados: motor V6 biturbo 2.9 tem 450 cv, 61,2 kgf.m de torque e consegue fazer a station acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e chegar a 280 km/h.
O preço da brincadeira? R$ 619.990, praticamente R$ 10 mil a menos que a perua Panamera. O mais divertido é que a perua da Audi permite que você leve toda sua família, com bom espaço no porta-malas (são 505 litros de capacidade) para momentos extremamente divertidos ao volante.
A última integrante da nossa lista é a perua RS 6 Avant, uma espécie de versão maior da RS 4 Avant citada acima. Vale destacar que atualmente a marca das quatro argolas só vende as versões RS dessas stations wagons, justamente por serem dedicadas a nichos específicos de mercado e não necessitarem de um volume específico.
A RS 6 é maior, tem mais motor e também é mais rápida que a RS 4: são 600 cv e 81,6 kgf.m de torque originários do motor V8 biturbo de 4 litros, que permite à perua acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 s e chegar a 250 km/h (velocidade máxima controlada eletronicamente). O porta-malas também é ótimo: 565 litros. Quanto custa? Módicos R$ 871.990.