Polo é líder, mas rival chega como forte ameaça

Com preços competitivos, Tera estreia mirando o posto de carro mais vendido - hoje ocupado pelo irmão menor Polo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Polo é líder, mas rival chega como forte ameaça
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen vive uma disputa interna interessante: o Polo lidera o ranking de carros de passeio mais vendidos do Brasil, mas o recém-lançado Tera chega com força para tentar dominar as vendas no varejo.

Com visual moderno, preços interessantes e tecnologias inéditas no segmento, o novo SUV compacto estreia com potencial para se tornar o modelo mais desejado da marca – e pelo consumidor final.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A própria Volkswagen admite que o Tera foi desenvolvido para assumir esse protagonismo. Ainda assim, o Polo pode manter a liderança geral com o apoio das vendas diretas, que continuam representando uma parcela significativa dos emplacamentos do hatch.

Volkswagen Polo GTS 2024
O Volkswagen Polo foi o carro mais vendido do Brasil pelo segundo mês consecutivo
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Polo continua como o carro mais vendido do Brasil

Com 12.911 unidades emplacadas em maio, o Volkswagen Polo foi novamente o carro mais vendido do país, repetindo o feito de abril, quando somou 10.932 unidades.

No acumulado de janeiro a maio, o modelo soma 45.724 emplacamentos e se mantém na liderança entre os carros de passeio.

Boa parte dessa performance vem das vendas diretas, focada em locadoras e frotistas. Essa estratégia tem sido importante para sustentar o volume do Polo, especialmente nas versões de entrada, como a Track.

Tera deve ser destaque no varejo

O Volkswagen Tera começa a chegar às concessionárias a partir de 5 de junho e deverá ter papel crucial na presença da marca no varejo.

Posicionado entre os SUVs compactos, o modelo foi desenvolvido e produzido no Brasil. É o primeiro veículo da marca com o assistente virtual Otto, baseado em inteligência artificial - recurso que dá apelo tecnológico à novidade.

O Volkswagen Tera chega às concessionárias da marca no dia 5 de junho
Crédito: Divulgação
toggle button

Por conta desses diferenciais, a expectativa da Volkswagen é que o Tera rapidamente se destaque nas vendas para pessoa física, onde o Polo tem menor penetração.

Disputa entre Polo e Tera reforça domínio da Volkswagen

A chegada do Tera consolida o domínio da Volkswagen nos dois maiores segmentos do mercado nacional: SUVs e hatches. A marca lidera ambos, com 40% e 22% de participação, respectivamente. Somando toda a Família de SUVs — T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4 — já foram emplacadas no ano 62.156 unidades, com destaque para o T-Cross, o SUV mais vendido de 2025 até agora.

Com o Polo forte nas vendas diretas e o Tera mirando o topo do varejo, a Volkswagen fortalece sua presença nos dois canais e aposta em uma estratégia completa para continuar como protagonista no mercado.

Produção nacional e plano regional ambicioso

Desenvolvido e produzido em Taubaté (SP), o VW Tera faz parte de um plano de 17 lançamentos até 2028 para a América do Sul, com investimento total de R$ 20 bilhões. Além do Brasil, o modelo será exportado para mais de 20 países em dois continentes, o que reforça seu peso estratégico para a marca.

Comentários
Wid badge