Vamos aos fatos...
Citroën Basalt manual: por que comprar?
Maior porta-malas entre os rivais diretos
Bora começar pela característica que realmente me impressionou, que foi o espaço do porta-malas. São 490 litros de capacidade, o que o torna a referência entre seus rivais. E aqui estamos falando de concorrentes fortes, como o experiente Fiat Pulse, que tem bagageiro para 370 litros; o Renault Kardian, que leva até 410 litros no porta-malas; e o recém-chegado Volkswagen Tera, que tem o menor compartimento de carga da turma, com 350 litros.Não é apenas o volume, mas a boa distribuição do espaço. Mesmo com a queda "cupê" da traseira - recurso visual que agrega personalidade ao Citroën -, é possível abrigar no porta-malas a bagagem de uma família de quatro pessoas tranquilamente. E ainda sobra lugar para abrigar outras bugigangas, caso necessário.
Também o mais barato entre os rivais
O segundo ponto sedutor do Basalt é o preço. De acordo com o site oficial da Citroën, o SUV cupê na versão Feel 1.0 manual parte de R$ 101.490, mas um desconto generoso de R$ 7.500 é aplicado e o modelo acaba saindo por R$ 93.990. E sim, diante de seus concorrentes diretos, acaba sendo o mais barato.Confira os preços dos concorrentes:
- Fiat Pulse 1.3 Flex Drive manual - R$ 99.990
- Renault Kardian 1.0 TCE Flex Evolution manual - R$ 113.690
- Volkswagen Tera 1.0 MPI manual - R$ 105.890
Os itens que me chamaram a atenção foram a central multimídia com tela de 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple ClarPlay sem necessidade de fio para a conexão, os controles de tração e estabilidade, o assistente de frenagem e a câmera de ré.
A ausência de sensores de estacionamento traseiros e o fato de ter quatro airbags, e não seis como alguns de seus concorrentes, como Tera e Kardian, pesam contra o Citroën Basalt manual.
O destaque da lista são os seguintes itens:
- Quatro airbags: frontal condutor e passageiro e laterais dianteiros
- ABS + ESC + ASR + EBD
- Antena de teto
- Alarme periférico
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Assistente de partida em rampa
- Banco do motorista com ajuste de altura e apoia braço
- Bancos traseiros rebatíveis com Isofix e Top Tether (fixação para cadeiras de crianças)
- Bluetooth
- Câmera de ré
- Direção elétrica
- Luzes de rodagem diurnas (DRLs) de LED
- Desembaçador de vidro traseiro
- Sensor de pressão de pneus
- Multimídia Citroën Connect touchscreen 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem necessidade de fio
- Painel de instrumentos digital TFT de sete polegadas
- Retrovisor externo elétrico
- Rodas de liga leve de 16 polegadas
- Travamento automático das portas e do porta-malas com veículo em movimento
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros
- Volante multifuncional
Posição de SUV ao volante
Sim, antes que você questione, o Basalt é considerado um SUV por atender às especificações necessárias para ser considerado assim. No entanto, na minha avaliação - e acredito que possa ser a sua, também - o Citroën pode ser considerado um crossover por misturar características de vários segmentos, entre eles o dos utilitários esportivos.Mas o que me chamou a atenção no Basalt foi a posição naturalmente mais elevada ao volante, típica de um...SUV! Com 4,34 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,58 metro de altura e bons 2,64 metros de distância entre os eixos, o modelo fabricado na planta de Porto Real, no Rio de Janeiro, não é grandalhão, mas também não é miudinho como um hatch. Por isso, essa posição elevada agrada.
Algumas ressalvas, porém, precisam ser feitas. A primeira delas é que a coluna de direção tem apenas regulagem de altura e fica devendo a de profundidade - que eu acho fundamental para encontrar a melhor posição ao volante.
Outro ponto que me incomodou foi a ausência de regulagens nos cintos de segurança dianteiros. Nos primeiros metros com o Basalt, a fita pegava no pescoço, causando incômodo. Consegui acertar as coisas mexendo na altura do banco.
Um outro olhar sobre o Citroën Basalt manual
Caso você não precise dos pontos acima mencionados, talvez o Citroën Basalt manual não seja a melhor opção. Se o porta-malas não é algo relevante para você pelo fato de ter uma rotina 99% urbana, não transportar equipamentos grandes ou bagagens volumosas todos os dias, uma opção pode ser o próprio C3 - caso queira ficar dentro da Citroën, e não olhar para outras marcas.Hoje, dentro da gama da marca, é possível comprar um C3 Feel 1.0 manual - que tem basicamente o mesmo nível de equipamentos do Basalt manual - por R$ 87.690 (preço com desconto). Ou seja, uma diferença interessante de R$ 6.300 do hatch em relação ao SUV.
Aproveite também:
Agora, se o bolso permite, a sugestão é investir um pouco mais e pegar a versão de entrada automática do Basalt. O mercado atualmente valoriza demais os veículos com transmissão automática e, especialmente no caso dos SUVs, este câmbio é praticamente um requisito básico. Os SUVs manuais há algum tempo não têm mais a mesma procura e, sim, têm uma maior desvalorização no momento da revenda. Por isso, a sugestão aqui é olhar com cuidado o Basalt Feel Turbo 200, que, como o próprio nome diz, já tem um upgrade de motorização - sai o 1.0 de três cilindros aspirado de 75 cv e entra o 1.0 de três cilindros turbo de 130 cv (quase o dobro). Além, é claro, da transmissão automática CVT no lugar da caixa manual de cinco velocidades.
Aqui também não podemos deixar passar em branco que o conjunto do Citroën Basalt manual atende às necessidades. A performance desaparece completamente para dar lugar à eficiência energética - em outras palavras: economia de combustível.
De acordo com dados oficiais da marca francesa, a opção manual do SUV faz 9,2 km/l (etanol) / 13,2 km/l (gasolina) na cidade, e na estrada atinge 10,1 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina).
Citroën Basalt Feel 1.0 manual - ficha técnica
- Motor: 1.0 Firefly Flex
- Potência: 75 cv a 6000 rpm (etanol)
- Torque: 10,5 kgfm a 3250 rpm (etanol) / 10 kgfm a 3250 rpm (gasolina)
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Tração: dianteira
- Consumo na cidade: 9,3 km/l (etanol) / 13 km/l (gasolina)
- Consumo na estrada: 10,2 km/l (etanol) / 14,6 km/l (gasolina)
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