Porsche 356 combina motor elétrico e câmbio manual

Clássico foi convertido para funcionar a eletricidade, mas manteve a sua transmissão original de quatro marchas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Porsche 356 combina motor elétrico e câmbio manual
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A conversão de carros clássicos em elétricos ganha cada vez mais adeptos no exterior pela possibilidade de combinar o visual dos antigos com o desempenho dos motores movidos a bateria - inclusive, conceitos criados pelas próprias montadoras, como a Ford F-100 1978 e o Hyundai Azera/Grandeur 1986 eletrificados por suas respectivas marcas.

Porsche 356 Ev (1)
Porsche 356 ficou mais ágil com motor elétrico e câmbio manual
Crédito: Auto Trader
toggle button

No entanto, os entusiastas argumentam que a experiência de dirigir um veículo elétrico ainda não permite um envolvimento do motorista com o carro. Por isso, algumas empresas desenvolvem soluções, como a adoção de câmbio manual, para melhorar a percepção durante a condução.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A Electrogenic, da Inglaterra, tem experiência nesse tipo de projeto. Após converter um Volkswagen Fusca, uma Kombi, um Hudson Comodoro e um Rolls-Royce Silver Shadow em elétricos, a empresa apresentou um Porsche 356 movido a bateria.

Para não perder muito da experiência com a troca do motor boxer a gasolina refrigerado a ar pelo propulsor elétrico, a Electrogenic manteve a transmissão manual de quatro marchas original do pequeno Porsche.

Motor elétrico da Electrogenic foi instalado na traseira, no lugar do boxer refrigerado a ar
Crédito: Auto Trader
toggle button

Para fazer o carro funcionar, foram instaladas uma central eletrônica, que controla a aceleração e uma embreagem conectada a um adaptador. Apesar do motor elétrico, o motorista é obrigado a acionar o pedal de embreagem nas arrancadas. Mas há um “modo automático” em que o condutor mantém o câmbio em uma marcha para dirigir o veículo sem precisar realizar as trocas manuais.

Câmbio manual de quatro marchas original do Porsche 356 foi mantido para fornecer uma experiência de condução diferenciada
Crédito: Auto Trader
toggle button

Segundo a Electrogenic, o motor elétrico instalado na traseira do 356 atinge 8.000 rpm e gera 120 cv de potência e 23,9 kgf.m de torque, força que garante boa agilidade ao pequeno cupê de menos de uma tonelada de peso.

O custo da transformação, no entanto, não é baixo. O serviço sai por cerca de 30 mil a 50 mil libras esterlinas (R$ 217 mil a R$ 361.800, na cotação atual), sem considerar o valor do carro no qual será feita a conversão.

Comentários
Wid badge