No entanto, os entusiastas argumentam que a experiência de dirigir um veículo elétrico ainda não permite um envolvimento do motorista com o carro. Por isso, algumas empresas desenvolvem soluções, como a adoção de câmbio manual, para melhorar a percepção durante a condução.
A Electrogenic, da Inglaterra, tem experiência nesse tipo de projeto. Após converter um Volkswagen Fusca, uma Kombi, um Hudson Comodoro e um Rolls-Royce Silver Shadow em elétricos, a empresa apresentou um Porsche 356 movido a bateria.
Para não perder muito da experiência com a troca do motor boxer a gasolina refrigerado a ar pelo propulsor elétrico, a Electrogenic manteve a transmissão manual de quatro marchas original do pequeno Porsche.
Para fazer o carro funcionar, foram instaladas uma central eletrônica, que controla a aceleração e uma embreagem conectada a um adaptador. Apesar do motor elétrico, o motorista é obrigado a acionar o pedal de embreagem nas arrancadas. Mas há um “modo automático” em que o condutor mantém o câmbio em uma marcha para dirigir o veículo sem precisar realizar as trocas manuais.
Segundo a Electrogenic, o motor elétrico instalado na traseira do 356 atinge 8.000 rpm e gera 120 cv de potência e 23,9 kgf.m de torque, força que garante boa agilidade ao pequeno cupê de menos de uma tonelada de peso.
O custo da transformação, no entanto, não é baixo. O serviço sai por cerca de 30 mil a 50 mil libras esterlinas (R$ 217 mil a R$ 361.800, na cotação atual), sem considerar o valor do carro no qual será feita a conversão.
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