Porsche 911: aniversário com nova versão "raiz"

Chamada de S/T, configuração terá o motor 4.0 boxer de 525 cv usado no GT3 RS, e câmbio manual de seis marchas exclusivo

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Lucas Cardoso
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O Porsche 911  comemora 60 anos e será celebrado com uma versão especial bem  "raiz". Com inspiração no passado, a marca anunciou a chegada da versão S/T, que promete foco total no prazer ao dirigir. O modelo terá motor aspirado 4.0 boxer de mais de 500 cv, câmbio manual e embreagem feita exclusivamente para a série especial, além do menor peso da geração atual.

Como era de se esperar, o lançamento terá número limitado de unidades. Ao todo, serão 1.963 exemplares do 911 S/T - número em alusão ao ano de criação do modelo esportivo, que ganha esse sobrenome influenciado por outra variante do esportivo, de 1969. O modelo era chamado apenas de "S", mas internamente foi apelidada de ST. Daí surgiu a ideia de nomear a versão atual.

A versão é uma homenagem à configuração "S" lançada pela marca no ano de 1969
Crédito: Divulgação
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Motor do Porsche 911 GT3 RS

A mecânica do modelo usa como base o motor 4.0 litros boxer do 911 GT3 RS, capaz de render até 525 cv de potência e de girar até insanos 9.000 rpm. Associada ao propulsor, a marca alemã instalou uma transmissão manual de seis marchas modificada e com relações encurtadas. O sistema é 10,5 quilos mais leve do que os usados em outros modelos da linha 911.

Com a dupla em ação (motor e caixa), a versão S/T acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e chega à velocidade máxima de 300 km/h.

O total de 1.963 unidades da linha exclusiva alude ao ano de lançamento do 911
Crédito: Divulgação
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Peso leve

A "dieta" da transmissão também é aplicada em outros elementos da carroceria na versão comemorativa. Capô, teto, para-lamas dianteiros e as portas trocam as chaparias convencionais por plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). A mesma estratégia foi usada para reduzir o peso na gaiola de proteção, da barra estabilizadora do eixo traseiro e também de outros reforços estruturais.

O visual com adesivos e detalhes exclusivos fará parte do pacote Heritage Design
Crédito: Divulgação
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As rodas do 911 S/T são de magnésio de 20 polegadas na dianteira e de 21 polegadas na traseira, e os freios usam material em carbono cerâmica, que é mais leve. As baterias do modelo são de íons de lítio e os vidros são feitos de um tipo mais leve.

Com todas as mexidas, além da troca da caixa automática por uma convencional, o modelo chegou a 1.380 quilos - é 40 quilos mais leve do que um 911 GT3 Touring. Segundo a Porsche, esse é o menor peso de um 911 na atual geração 992.

O interior exibe tons caramelo e preto e a transmissão manual foi feita exclusivamente para o modelo
Crédito: Divulgação
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Itens de série e opcionais

Entre os itens de série, o modelo tem um flap Gurney no spoiler estendido, pneus de alta performance, e bancos esportivos em fibra de carbono e com acabamento em verde.

O único opcional oferecido na linha é o pacote "Heritage Design". O kit adiciona uma pintura exclusiva com adesivos numerados de 0 a 99 nas portas, película decorativa e o emblema original do 911. O símbolo clássico está na dianteira, nas calotas, no volante, nos encostos de cabeça e na chave do carro. O interior tem bancos em couro em tom marrom e revestimento do teto todo perfurado.

A versão terá bancos esportivos em fibra de carbono já de série
Crédito: Divulgação
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A nova versão chegará ao Brasil em esquema de pré-venda ainda neste segundo semestre de 2023. As primeiras entregas estão programadas para 2024 e o preço ainda será revelado pela marca.

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